Obra - PSI
Autor -
Samuel Brito
Analisada
por OLadoHumano
A obra PSI, desde o primeiro episódio,
demonstrou autenticidade e forte capacidade de provocar a curiosidade dos
leitores. As lacunas e o suspense do roteiro serviram como ferramentas para
manter a fascinação e o desejo de conhecer o final da história. É importante
ressaltar também que a criatividade do autor foi um dos pontos fortes, pois,
determinando a morte do personagem Anthony, logo no primeiro episódio, o
escritor conseguiu um avanço significativo para o sentido da história, uma vez que
sua morte serviu como suporte para os demais capÃtulos. As sequências das cenas
e os diálogos contribuÃram para o interesse e a fluidez da leitura, pois, deram
corpo ao enredo com o cuidado de manter sempre o discurso da história. Um dos
indicadores do sucesso de uma obra é a capacidade de manter presa a atenção dos
leitores, e Samuel Brito fez isso com performance, porém, se tratando da
escrita e de aspectos gramaticais, o escritor cometeu alguns deslizes que,
visando o aperfeiçoamento da obra, devem ser corrigidos.
Como exemplo da necessidade de uma
revisão da escrita, destaco um trecho apresentado logo no primeiro capÃtulo, na
primeira cena.
"Nessa noite agradável suponho que ambos
estejam ansiosos pela premiação da academia. Em homenagem ao saudoso Antônio
Austregésilo Rodrigues Lima, entregarei o prêmio homônimo."
Seria mais apropriado que o pronome
"nessa" fosse substituÃdo pelo pronome "nesta". Da mesma
forma, a palavra ambos não se encaixam no contexto, pois a fala do personagem
abrange não apenas duas pessoas ou dois grupos pares de pessoas, ela abrange
todas as pessoas presentes na cerimônia. É mais interessante que a palavra
"ambos" seja substituÃda pela palavra "todos", por
exemplo. Ainda no mesmo trecho, pode-se
encontrar um descuido pela ausência da vÃrgula. Na segunda oração, deveria
existir uma vÃrgula separando "Em homenagem ao saudoso Antônio
Austregésilo Rodrigues Lima", de "entregarei o prêmio homônimo."
Erros gramaticais foram encontrados
em todos os episódios. Entre eles, se destacam verbos postos em formas
incorretas e a ausência ou uso indevido de vÃrgulas.
Como exemplo de um erro destaco,
especialmente, os verbos que deveriam estar na forma nominal infinitiva mas que
estavam no pretérito perfeito do indicativo. Um exemplo consta no trecho abaixo:
Episódio 4, cena 1
"Como se sente após descobri
que se casou com um assassino?"
A forma correta seria
"descobrir", já que o verbo deveria estar no infinitivo. Vários
verbos se apresentaram dessa maneira. Outros cuidados também devem ser tomados
durante a escrita. No exemplo abaixo outro deslize gramatical é destacado.
Episódio 4, cena 2
"Apesar dele não ter se
esforçado pra vim,
acho que ele deve se interessar, né?"
A forma correta da palavra
destacada é "vir", não "vim". Esse mesmo verbo se apresentou
no texto em outros momentos escrito da mesma forma, porém, no episódio três,
ele apareceu com a grafia correta:
Episódio 3, cena 5
"E quando a verdade vir
à tona?"
Com essa observação, pode-se
deduzir que o escritor pecou muito mais por falta de atenção e revisão do que
por falta de conhecimento da lÃngua portuguesa. Também é importante ressaltar
que, além da vÃrgula, o uso da crase e de outros sinais de pontuação não foram
devidamente aplicados. É importante que todos os sinais de pontuação estejam
bem colocados, pois, além da escrita agregar maior credibilidade, as expressões
dos personagens são melhor compreendidas.
Além dos cuidados com os erros
gramaticais e com o uso dos sinais de pontuação, também é preciso ter cuidado
com ações incoerentes dos personagens e com a estabilidade do vocabulário. Em
obras literárias, é normal que o comportamento dos personagens sofra alterações
para que as emoções possam ser transmitidas, especialmente em uma Web Novela,
no entanto, em determinados momentos, os personagens alteraram suas ações sem o
acompanhamento coerente do diálogo.
Estela, por exemplo, pelo modo como falava do falecido marido, em alguns
momentos, não aparentava estar sofrendo como indicava o enredo da história.
Outro exemplo é marcado no final no episódio quatro, quando Conrado encontra
LuÃsa mas não se compreende bem a relação de sua fala com suas ações e a mudança
de cena. Portanto, é bom prestar mais atenção na correlação entre diálogo e
ação, é interessante detalhar com paciência o sofrimento e todos os sentimentos
de cada personagem, priorizando a concordância entre diálogo, comportamento e
caracterÃsticas da cena. Dessa forma, os personagens ganharão mais veracidade e
identidade.
Com a leitura, também pode-se
observar uma instabilidade no vocabulário de alguns personagens. É importante
que o escritor compreenda que, assim como na vida real, na ficção as pessoas
também possuem diferenças, inclusive nas formas de falar e de se expressar.
Samuel procurou agregar uma variedade linguÃstica entre os personagens através
da mudança de vocabulário entre eles, porém, em alguns momentos, um mesmo
personagem assumiu vocabulários distintos. Anthony e Estela, por exemplo,
apresentaram muita flexibilidade em seus vocabulários. Em alguns momentos eles
utilizaram uma linguagem mais formal, em outros utilizaram termos informais e
até mesmos as famosas gÃrias. É totalmente compreensÃvel que o escritor tenha
optado por mesclar palavras diferentes com o objeto de alterar ou dar sentido aos diálogos, mas é importante
lembrar que cada personagem deve ter sua identidade e, mesmo que ele possua um
vocabulário eclético, deve sempre manter sua forma padrão durante todas as suas
falas. A identidade do personagem é muito importante.
Mediante a análise sobre a Web Novela
PSI, pode-se concluir que Samuel Brito tem grande potencial como escritor e
também com sua obra. O roteiro foi escrito com criatividade e de maneira
inteligente, porém, para um melhor aperfeiçoamento, é necessário que o autor se
atente mais para a sua forma de escrita e para a descrição das cenas, assim
como para o fortalecimento das identidades dos personagens e de seus atos e
emoções.
Nota 3,0
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