PSI: Criativa, mas poderia ser melhor



Obra - PSI
Autor - Samuel Brito
Analisada por OLadoHumano


A obra PSI, desde o primeiro episódio, demonstrou autenticidade e forte capacidade de provocar a curiosidade dos leitores. As lacunas e o suspense do roteiro serviram como ferramentas para manter a fascinação e o desejo de conhecer o final da história. É importante ressaltar também que a criatividade do autor foi um dos pontos fortes, pois, determinando a morte do personagem Anthony, logo no primeiro episódio, o escritor conseguiu um avanço significativo para o sentido da história, uma vez que sua morte serviu como suporte para os demais capítulos. As sequências das cenas e os diálogos contribuíram para o interesse e a fluidez da leitura, pois, deram corpo ao enredo com o cuidado de manter sempre o discurso da história. Um dos indicadores do sucesso de uma obra é a capacidade de manter presa a atenção dos leitores, e Samuel Brito fez isso com performance, porém, se tratando da escrita e de aspectos gramaticais, o escritor cometeu alguns deslizes que, visando o aperfeiçoamento da obra, devem ser corrigidos.

Como exemplo da necessidade de uma revisão da escrita, destaco um trecho apresentado logo no primeiro capítulo, na primeira cena.

 

"Nessa noite agradável suponho que ambos estejam ansiosos pela premiação da academia. Em homenagem ao saudoso Antônio Austregésilo Rodrigues Lima, entregarei o prêmio homônimo."

 

Seria mais apropriado que o pronome "nessa" fosse substituído pelo pronome "nesta". Da mesma forma, a palavra ambos não se encaixam no contexto, pois a fala do personagem abrange não apenas duas pessoas ou dois grupos pares de pessoas, ela abrange todas as pessoas presentes na cerimônia. É mais interessante que a palavra "ambos" seja substituída pela palavra "todos", por exemplo.  Ainda no mesmo trecho, pode-se encontrar um descuido pela ausência da vírgula. Na segunda oração, deveria existir uma vírgula separando "Em homenagem ao saudoso Antônio Austregésilo Rodrigues Lima", de "entregarei o prêmio homônimo."

 

Erros gramaticais foram encontrados em todos os episódios. Entre eles, se destacam verbos postos em formas incorretas e a ausência ou uso indevido de vírgulas.

 

Como exemplo de um erro destaco, especialmente, os verbos que deveriam estar na forma nominal infinitiva mas que estavam no pretérito perfeito do indicativo. Um exemplo consta no trecho abaixo:

 

Episódio 4, cena 1

"Como se sente após descobri que se casou com um assassino?"

 

A forma correta seria "descobrir", já que o verbo deveria estar no infinitivo. Vários verbos se apresentaram dessa maneira. Outros cuidados também devem ser tomados durante a escrita. No exemplo abaixo outro deslize gramatical é destacado.

 

Episódio 4, cena 2

"Apesar dele não ter se esforçado pra vim, acho que ele deve se interessar, né?"

 

A forma correta da palavra destacada é "vir", não "vim". Esse mesmo verbo se apresentou no texto em outros momentos escrito da mesma forma, porém, no episódio três, ele apareceu com a grafia correta:

 

Episódio 3, cena 5

"E quando a verdade vir à tona?"

 

 

Com essa observação, pode-se deduzir que o escritor pecou muito mais por falta de atenção e revisão do que por falta de conhecimento da língua portuguesa. Também é importante ressaltar que, além da vírgula, o uso da crase e de outros sinais de pontuação não foram devidamente aplicados. É importante que todos os sinais de pontuação estejam bem colocados, pois, além da escrita agregar maior credibilidade, as expressões dos personagens são melhor compreendidas.

 

Além dos cuidados com os erros gramaticais e com o uso dos sinais de pontuação, também é preciso ter cuidado com ações incoerentes dos personagens e com a estabilidade do vocabulário. Em obras literárias, é normal que o comportamento dos personagens sofra alterações para que as emoções possam ser transmitidas, especialmente em uma Web Novela, no entanto, em determinados momentos, os personagens alteraram suas ações sem o acompanhamento coerente do diálogo.  Estela, por exemplo, pelo modo como falava do falecido marido, em alguns momentos, não aparentava estar sofrendo como indicava o enredo da história. Outro exemplo é marcado no final no episódio quatro, quando Conrado encontra Luísa mas não se compreende bem a relação de sua fala com suas ações e a mudança de cena. Portanto, é bom prestar mais atenção na correlação entre diálogo e ação, é interessante detalhar com paciência o sofrimento e todos os sentimentos de cada personagem, priorizando a concordância entre diálogo, comportamento e características da cena. Dessa forma, os personagens ganharão mais veracidade e identidade.

 

Com a leitura, também pode-se observar uma instabilidade no vocabulário de alguns personagens. É importante que o escritor compreenda que, assim como na vida real, na ficção as pessoas também possuem diferenças, inclusive nas formas de falar e de se expressar. Samuel procurou agregar uma variedade linguística entre os personagens através da mudança de vocabulário entre eles, porém, em alguns momentos, um mesmo personagem assumiu vocabulários distintos. Anthony e Estela, por exemplo, apresentaram muita flexibilidade em seus vocabulários. Em alguns momentos eles utilizaram uma linguagem mais formal, em outros utilizaram termos informais e até mesmos as famosas gírias. É totalmente compreensível que o escritor tenha optado por mesclar palavras diferentes com o objeto de alterar ou dar   sentido aos diálogos, mas é importante lembrar que cada personagem deve ter sua identidade e, mesmo que ele possua um vocabulário eclético, deve sempre manter sua forma padrão durante todas as suas falas. A identidade do personagem é muito importante.

 

Mediante a análise sobre a Web Novela PSI, pode-se concluir que Samuel Brito tem grande potencial como escritor e também com sua obra. O roteiro foi escrito com criatividade e de maneira inteligente, porém, para um melhor aperfeiçoamento, é necessário que o autor se atente mais para a sua forma de escrita e para a descrição das cenas, assim como para o fortalecimento das identidades dos personagens e de seus atos e emoções.




Nota 3,0


Atenciosamente,
OLadoHumano

Avatar

Tudo sobre Analisando a Concorrência

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

menu cel