CONTINUAÇÃO DO EPISÓDIO
ANTERIOR
SEGUNDO ATO
NILO
(V.O)
E como ratos de esgoto,
a verdade fedia.
FADE IN
CENA 14 EXT. - MORRO DE
VALQUÍRIA – DIA
SONOPLASTIA: Jorginho, me empresta a doze – MC Carol
Os moleques passando as trouxinhas de drogas pros amigos;
Dois caras em cima de uma moto zoam por ali; a mulher estendendo a roupa no
varal, enquanto o filho solta pipa.
Na fachada da casa de Raul /
CENA 14 INT. - CASA DE RAUL –
DIA
FIM DA SONOPLASTIA
Uma rádio ligada no noticiário. Cerveja sobre a
mesa. Raul confere as notícias em seu tablet, indignado.
RAUL
Se eu pego o malandro que fez essa sacanagem com o Nilo, faço sumir em alguma
vala, que nem matéria no fake news vai ter.
O cara para quem ele fala é um homão moreno, 30
anos, com uma arma na cintura. Está de pé, ao lado da janela.
LOCUTOR DA RÁDIO
Uma garota de 25 anos se jogou do prédio da Carioca News após uma matéria,
atribuída ao chamado fake news, garantir que o jornalista Nilo Rodrigues foi o
responsável pelo assassinato do líder comunitário Vince Lemos. A polícia está
apurando o caso, mas segundo testemunhas, a garota estava sob efeito da droga
DP.
RAUL
Merda!
CENA 15 INT. - MANDRAKE PUB /
ESCRITÓRIO – DIA
Vinnie assina uns papéis ao lado de William. Raul de
frente, mãos na cintura, nervoso.
VINNIE
Acalme-se, homem! Está tudo dando tão certo…
RAUL
O fake news não tava em nossos planos, Vinnie. Bastava só aquele jornalzinho
fuleira da Novo Dia falar as asneiras deles, mas um fake news tem mais ibope.
Vinnie para de assinar, suspira.
VINNIE
Eu fico preocupado com o seu desempenho, Raul. Não conseguiu salvar sua
namorada, e quer salvar o meu Nilo da fofoca?
William sorri, debochado. Raul fecha a cara.
RAUL
A Moni e aquela raça da gangue dela ainda me paga. Mas a Valdete pediu senha
pra morrer, aí a gente entrega nas mãos do divino. Nilo, não.
VINNIE
(entrega os papéis a William)
Obrigado, amigo. (para Raul) Fique tranquilo. Logo o nome de Nilo voltará aos
trending topics como herói e será peça fundamental para nós conquistarmos a
maior parte do território carioca, senão, de todo o Rio de Janeiro. (sorri,
maquiavélico) Valquíria ficará pequeno para mim e para Moni Vasco.
Vinnie sorri, deixando Raul mais aliviado.
CENA 16 EXT. - BAR E
LANCHONETE – DIA
Fachada. Grande movimento, pessoas em pé, próximas ao
balcão; outras sentadas.
CENA 17 INT. - BAR E
LANCHONETE – DIA
Rafael entra, acena para o atendente, simpático.
RAFAEL
Aquele pastel no capricho, hen! Vo só rapidinho no banheiro.
Rafael some. Em seguida, Murilo entra, mas logo é
interceptado por um Roger aflito.
ROGER
Murilo, preciso falar contigo mesmo!
MURILO
(na defensiva)
Eu não fiz nada, vo logo avisando, mas posso explicar /
ROGER
Calma, você nem sequer viu o que eu vi.
MURILO
E o que você viu?
ROGER
Não dá pra falar aqui. Vamos pra um lugar mais reservado.
CENA 17 INT. - BAR E
LANCHONETE / BANHEIRO – DIA
Murilo entra, Roger fecha a porta, mas nem saca
Rafael no mictório.
ROGER
Você ficou sabendo da garota que se suicidou, né? (Murilo faz que sim,
incomodadíssimo) Então, minutos antes ela tava no laboratório da Emília
acompanhada de um cara. (RAFAEL PASSA A PRESTAR ATENÇÃO) O mesmo cara que a
incentivou a pular do prédio. Depois ele levou a filha no mesmo laboratório
para ser cobaia de um experimento. Tá sacando até aí?
MURILO
Não, você embolou tudo.
ROGER
A garota suicida chegou acompanhada do mesmo cara que a incentivou a se matar,
sendo que ela tava muito bem, até sair do laboratório drogada. Você sabe que a
droga não faz efeito imediato.
Murilo põe a mão na boca, estupefato.
MURILO
Você não tá achando…?
ROGER
(por cima) Vince Lemos tava drogadão no mesmo laboratório, e a Emília chamou o
Nilo, quando podia ter chamado o irmão. (close em seu rosto) Cara! Alguém guiou
o Vince até a Emília, mas quem garante que o alvo era ele e não o Nilo? E se
eram os dois? Quem garante que a Emília já não conhecia o tal líder
comunitário?
Murilo vai para trás, chocado com as ideias do
jornalista.
MURILO
Cê já falou isso pra ele?
ROGER
Não. Ainda não. To sem cara. Eu vou falar com a Lila. Tá mais que na hora dela
saber a verdade.
Murilo faz que sim. Rafael, à espreita, preocupado.
CENA 18 EXT. - BAR E
LANCHONETE – DIA
Rafael se aproxima do carro, apressado, enquanto
fala ao telefone.
RAFAEL
É o seguinte, temos que dar um jeito num intrometido. Pra hoje!
Rafael desliga o celular e entra no carro.
CENA 19 EXT. - RUAS DA CIDADE
– DIA / NOITE
Takes da cidade. A hora do rush na Presidente
Vargas, fluxo intenso, ambulantes vendendo água, refrigerante, salgados. Corta
para Rio Branco e arredores.
Transição do dia para noite. Cidade iluminando-se.
Vista aérea até focar na Carioca News.
CENA 20 INT. - REDAÇÃO
CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – NOITE
Lila e Nilo apanham suas bolsas sob o olhar atento
de Roger, e o abraçam.
LILA
Vamos?
CENA 21 EXT. - REDAÇÃO
CARIOCA NEWS – NOITE
O crossfox vermelho descendo a rampa até alcançar a
pista. Lá está Emília, de óculos escuros, ao lado de um carro. O crossfox para
bem ao seu lado. O vidro da janela é abaixado.
LILA
Emília? Algum problema?
EMÍLIA
Boa noite, Lila. Boa noite a todos. (Roger, no banco de trás, a encara,
cismado) O Nilo já deve ter te contado sobre o sucesso da minha experiência
contra a DP, não é?
Lila olha para Nilo, ao seu lado.
LILA
Sim. Fico realmente feliz que tudo tenha dado certo.
EMÍLIA
Então, será que posso roubar seu namorado por agora? Preciso muito finalizar o
projeto e, como ele acompanhou mais de perto…
LILA
Ok, acho digno. (para Nilo) A gente se vê mais tarde?
NILO
Prepare aquele vinho.
Lila sorri e ambos se beijam. Roger, aflito,
querendo falar, mas não consegue. Nilo SAI do carro e ENTRA no carro de Emília.
Lila dá a partida.
Um Ford Ka branco, de vidro fumê, SAI logo atrás,
misteriosamente.
CENA 22 EXT. - RUAS DA CIDADE
– NOITE
SONOPLASTIA: Perfect Strangers – Deep Purple
Vista aérea das principais vias do Centro. Corta
para o CARRO DE LILA.
CENA 23 INT. - CARRO DE LILA
– NOITE
A música anterior TOCA na rádio. Lila espia Roger
pelo retrovisor, calado, esfregando as mãos.
LILA
Fala logo, Roger. O que você quer?
ROGER
Lila...Eu preciso te contar uma coisa...(põe a mão na cara, aflito) Ai, Senhor!
Num sei como começar /
LILA
Comece me dizendo como conseguiu esconder de mim que o Nilo matou Vince Lemos?
ROGER
(baque) Quê?!
Lila diminui a música.
LILA
Eu queria que o Nilo tivesse me contado, Roger. Mas eu soube pelo Moreira.
Roger agarra a poltrona onde ela está, apreensivo.
ROGER
Lila, foi difícil pra mim, tá sendo difícil pra ele, entende? Ele matou um
cara, e se atormenta com isso até hoje.
LILA
(fria) E por que tá me contando agora?
ROGER
Porque parece que aquele crime não foi algo isolado, quero dizer, não parece
que a história terminou ali, entende? Alguém quer ferrar o Nilo e tá muito
longe de ser coisa de hater.
LILA
Se refere àquela vez em que mandaram ele pra Valquíria?
ROGER
Sim, sim. Cada vez mais eu acredito que tudo tem ligação com Vince. Até a gente
corre risco de vida se fizermos alguma coisa.
Lila olha pelo retrovisor, preocupada.
ROGER
Não me olha assim, Lila. Já passamos por coisas terríveis. Isso não devia nos
assustar mais.
LILA
Abaixa, Roger.
Roger não entende, Lila se mostra receosa, trêmula.
Um barulho de TIRO na lataria rompe o breve silêncio.
ROGER
O que foi isso?!
LILA
ABAIXA QUE É TIRO!
Alterna para o exterior do carro. O bandido na
janela do Ford Ka branco acerta uma rajada de tiros contra o crossfox,
perfurando pneu, janelas e a lataria. Lila e Roger tentam se esquivar,
agachando-se aos gritos. O carro de Lila perde a direção, o freio “rasga” o
asfalto em um barulho ensurdecedor e o carro dá uma forte guinada até parar.
O Ford Ka some
dali. O
crossfox causa um engarrafamento, som de BUZINAS. Lataria toda perfurada.
Corta para o INTERIOR do carro. Lila, aos poucos, se
ergue, descabelada. Procura por Roger e o encontra agachado, mas inerte. Lila
leva a mão e se suja de sangue.
LILA
Roger? Roger!
Em sua cara de pânico. O suspense marca.
FADE TO BLACK
FIM DO SEGUNDO ATO
ATO FINAL
FADE IN
CENA 24 INT. - DELEGACIA –
NOITE
Moreira, diante de uma Lila abalada, abraçada a
Nilo. Rafael por ali, atento, tentando esconder a frustração.
MOREIRA
Eu sinto muito, Lila. Sei que já passou por fortes emoções, mas eu preciso
saber tudo que aconteceu naquela noite.
Roger aparece pelas suas costas, de braço enfaixado.
ROGER
Eu mesmo posso contar, delegado.
Roger encara Rafael por cima, pronto pro ataque.
CENA 25 EXT. - DELEGACIA –
NOITE
Nilo, Lila e Roger acabam de sair.
LILA
(incrédula) Hater, Roger? Você disse que quem nos perseguiu pode ter sido um
hater?
ROGER
E você queria que eu dissesse tudo na frente do Rafael? O Nilo já te falou que
ele tentou matá-lo usando a DP?
Lila olha para Nilo, que nada diz, envergonhado.
LILA
Ultimamente, ele não tem me falado nada.
Nilo abaixa a cabeça. Um grupo de jornalistas sai de
algum lugar escondido e vai até eles. Lila saca, dá as costas e segue até o
carro.
JORNALISTA #1
Lila, Lila! Pode dar uma palavrinha aqui?
Nilo e Roger se esquivam e entram no carro. Os
jornalistas ficam para trás, frustrados.
FADE OUT
FADE IN
CENA 26 INT. - REDAÇÃO NOVO DIA /
SALA DE REDAÇÃO – DIA
Murilo e Paulinha acabam de chegar e mal têm tempo
de cumprimentar os colegas; Thales aparece bem a sua frente mostrando um
pen-drive.
THALES
Seu tempo esgotou, Murilo. A sua promoção lhe espera.
MURILO
Thales (olha ao redor / fala baixo), eu não sei se você anda bem atualizado,
mas Lila e Roger sofreram um atentado ontem à noite.
THALES
Morreram? Não, estão mais vivos do que nunca e daqui a pouco, se bobear, serão
promovidos a super-heróis, enquanto você fica com peninha do Nilo.
PAULINHA
Você sabe muito bem que é muito mais do que isso, Thales.
THALES
Num é não. Eu já disse que ninguém vai descobrir ou se interessar em descobrir
quem filmou. Serei seu protetor, Murilão.
Murilo se aproxima, olho no olho.
MURILO
Pro inferno a sua proteção! Eu devia ter quebrado esse pen-drive /
PAULINHA
(raiva / fala baixo) Mas não quebrou, né? Agora é aguentar as consequências:
promoção ou prisão. (para Thales) Porque a polícia não é burra, Thales. Vai
querer saber quem filmou, vai saber que este jornal é quem mais persegue o
Nilo, vai ligar uma coisa com a outra, até aparecer alguém que filmou eles dois
brigando na esquina do laboratório.
THALES
Ah, Paulinha! Vai usar essa sua criatividade para lavar a louça, vai! /
Paulinha não gosta e puxa sua gravata, trazendo-o
para perto de si. Nele, assustado.
PAULINHA
Eu posso usar essa minha criatividade pra te deixar sem voz, sabia? A verdade é
que você quer descartar o Murilo porque ele já não compactua com a sua
briguinha de moleque com o Nilo!
E solta sua gravata. Murilo fica de boquiaberta.
Thales chega a suar pela testa, surpreso.
MURILO
Então é isso mesmo?
THALES
Não, Murilo! Pô, somos amigos! Eu só acho /
PAULINHA
Amigos, uma vírgula! Você num é amigo de ninguém, Thales! De ninguém!
Paulinha deixa a cena, com ira nos olhos. Thales não
sabe nem o que dizer.
THALES
Eu...Eu nunca a vi assim.
MURILO
(rispidez) Você nunca viu. Eu também nunca vi. Ninguém viu aqui. Mulher, negro,
pobre e gay ninguém liga, a não ser que seja para usar, abusar e jogar fora,
né?
Murilo sai em seguida, revoltadíssimo. Em Thales,
chocado.
CENA 27 INT. - REDAÇÃO
CARIOCA NEWS – COPA – DIA
Lila toma café, anda de um lado para o outro. Põe a
mão na cintura, pensativa, triste.
Uma garota aparece da porta, tensa.
GAROTA #3
Lila, melhor tu ver isso.
Em Lila.
CORTE DESCONTÍNUO
Na TELA DO PC, diretamente na página da Novo Dia:
“Criador e criatura são alvos de retaliação após suicídio – Aos poucos, a
máscara de herói atribuída a Nilo Rodrigues pelas mãos da saturada Lila Machado
começa a cair”.
Alguns redatores olham para Lila, que absorve a
matéria, calada. Até ela SAIR de cena, rapidamente. Ninguém entende.
CENA 28 INT. - REDAÇÃO NOVO
DIA – REDAÇÃO NOVO DIA – DIA
Thales orientando um redator, quando Lila ENTRA com
tudo, empurrando quem vê pela frente.
THALES
Lila Machado? Que honra /
LILA
Eu conheço o caminho.
Lila passa batida por Thales, que vai atrás.
CORTA PARA O ESCRITÓRIO
Amora fala ao telefone qualquer coisa. A porta é
aberta abruptamente por Lila, seguida por Thales.
AMORA
Mas eu posso saber o que é isso?
LILA
(firme, poderosa) Manda o seu capacho ir publicar outra notícia caluniosa,
porque o nosso papo aqui você não vai querer que se torne público, num é?
Amora, desconcertada, faz sinal para Thales sair.
Thales SAI e fecha a porta.
AMORA
(debochada) Parece nervosa...O que eu fiz pra conseguir a sua ilustre visita?
Da última vez, você disse que não pisaria mais aqui.
LILA
Da última vez eu deixei bem claro que não aceitaria seus ataques, Amora. Mas
parece que você nunca soube lidar com o sucesso alheio.
AMORA
O seu sucesso você deve a mim, Lila.
LILA
(ironiza) Oi? O que puseram na sua vodka?
AMORA
Ainda se lembra da minha bebida preferida, Lila? (se levanta, posuda) Quem
abriu as portas desta redação para você fui eu. Quem te apoiou a escrever um
livro sobre a vida de uma garota vidente fui eu. Se você tivesse continuado
aqui, a história de Nilo seria nossa! Eu te dei todo respaldo, pra quê? Hein?
Pra quê?
Lila apoia as mãos sobre a mesa, olho no olho.
LILA
Que respaldo você me deu? Você até curtia meu trabalho, mas depois tentou me
convencer a me dedicar aos livros quando eu quis investigar o bairro Valquíria,
possível rota, naquela época, de tráfico. Olha no que se transformou o lugar!
AMORA
Você devia ter se contentado com o cargo que eu te dei: o de minha amante. Acha
que eu nunca soube que você tava comigo pelo cargo? Pela ascensão? Acha?
LILA
E acha que eu não sabia do seu caso com o cara de Valquíria? (deboche) Dizia
que era colega da faculdade. Deixa eu me lembrar...Ah! Você o chamava de
Vicente.
Amora se mostra acuada, mas tenta disfarçar.
AMORA
(rancorosa) Eu te amei de verdade, Lila. Mas você tinha outras prioridades.
Queria salvar o mundo ao lado do novo namoradinho. Continue assim. Quero vê até
onde você consegue ir. No final da história, seu nome estará na lama, e o meu,
(ergue a mão) no topo do sucesso!
Em Lila, com a cara fechada, encarando-a por cima.
FUSÃO PARA
CENA 29 EXT. - RUAS DA CIDADE
– DIA
SONOPLASTIA: Wise Enough - Lamb
Vista panorâmica do Centro do Rio. Pessoas e carros
indo e vindo. Takes para alguns bairros próximos, ambulantes disputando espaço;
uns moleques armados na entrada de Valquíria; crianças chegando da escola com
os pais.
SÉRIE DE PLANOS:
1.Na NOVO DIA, Murilo sendo
simpático com Paulinha. Sai dali e dá com Thales no corredor. Fecha o semblante
e desvia. Thales se chateia.
2.Jornais e sites pipocam as
seguintes matérias:
- “Garota se suicida por causa de Nilo Rodrigues, mas ele não faz nada”;
- “Equipe da Carioca News garante que Nilo Rodrigues foi vítima de fake news”;
- “Juíz dissemina um suposto fake news e assunto gera ódio entre internautas”.
3.Uma garrafa de vodka sendo
despejada em um copo. Vinnie apanha e entrega em mãos femininas, brancas e bem
cuidadas. Vinnie sorri, sedutor.
4.Lila, em sua mesa da
redação, apanha uma agenda de dentro de uma gaveta. Com a feição desolada, Lila
abre a agenda, folheia, até que uma foto CAI sobre seu colo. Trata-se de uma
foto antiga em que aparece Amora e um sujeito loiro, muito bonito, usando boné
(Vicente) entrando em um carro luxuoso, como se tentassem ser discretos.
O semblante de Lila muda. Tensa, ela vai até o computador, digita alguma coisa
e acessa uma matéria onde aparece a foto de Vince Lemos. Lila posiciona a foto
ao lado da tela e leva um susto. Vicente e Vince são a mesma pessoa!
FIM DA SONOPLASTIA
FADE OUT
FADE IN
CENA 30 INT. - CAFETERIA –
DIA
Roger e Nilo sentados próximos ao balcão, enquanto
tomam café. Nilo, pensativo, cara de surpreso.
NILO
Então ela já sabe de tudo?
ROGER
Faz tempo. Acho que uma DR te aguarda, amigo.
NILO
Eu to mais preocupado com a segurança de vocês. Não seria melhor aceitar a
escolta que o delegado ofereceu?
ROGER
Eu acho que no momento quem precisa de escolta aqui é você.
NILO
A Lila não tá livre, Roger. Nem você. Quem quiser pegar vocês para me atingir,
ainda vai pegar. (respira, desolado) Talvez tudo isso esteja acontecendo porque
estamos investigando a droga DP. E se a Emília tiver participação nisso...
ROGER
(completa) Ela nos enganou legal (em Nilo, ainda sem crer). Cada vez eu me
convenço que quem dopou o Vince queria matar ele e você.
NILO
Então o Vinnie não seria o mandante. Não nesse caso. Se ele mandou matar os
atores das filmagens por obsessão a mim, como disse a Moni /
ROGER
(completa) É porque o cara que te abordou aquela noite tava certo: Moni Vasco
tá por trás do esquema. Ela poderia ter motivos para eliminar o Vince. Ele era
líder comunitário, né?
NILO
Isso ela resolveria com um tiro, Roger. O que fizeram foram me enredar.
Não...Se Vinnie é mesmo um traficante de armas, então ele seria rival de Moni.
Um jogando contra o outro. E eu no meio disso.
ROGER
(toca sua mão) Nós! Seja lá o que você quiser fazer a partir de agora, conte
comigo.
NILO
Eu acho que já sei o que fazer.
Roger na expectativa.
CORTE DESCONTÍNUO
No rosto de Nilo, olhando para o alto.
CENA 31 EXT. - ENTRADA DO
MORRO VALQUÍRIA – DIA
Em segundo plano, CAM flagra Moni logo atrás de
Nilo.
MONI
Búu!
Nilo olha para trás, Moni sorri, sapeca como ela só.
NILO
Desta vez, vim sóbrio.
MONI
Sou toda ouvidos.
Nos dois, encarando-se.
FADE OUT
FIM DO EPISÓDIO
Anti-Herói
Temporada
1 | Episódio 12
Criado
e Escrito por:
Cristina
Ravela
Elenco:
Aaron
Ashmore - Nilo Rodrigues
Ildi Silva
- Lila Machado
Felipe
Abib - Roger Ribeiro
Igor
Ricky - Vinnie Ludwig
Yasmin
Gomlevsky - Moni Vasco
Thiago
Fragoso - Thales Araújo
Chandelly
Braz - Paulinha Avellar
Sérgio
Menezes - Murilo Guedes
Elenco Secundário:
Larissa
Bracher - Amora Molinos
Mariana
Lima - Emília brito
Bruno
Ferrari - Rafael Brito
Emílio
de Mello - Delegado Moreira
Marcelo
Gonçalves - Toninho
Ricardo
Vianna - Branco
Jonathan
Azevedo - Butuca
Ed Oliveira
- Raul
Blota
Filho - William
Essa obra não possui nenhum
vínculo/contrato com os atores citados acima.
WebTV ©
2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.