CONTINUAÇÃO DO EPISÓDIO
ANTERIOR
SEGUNDO ATO
NILO
(V.O)
Roger tinha razão: isso parece roteiro de filme, mas ao contrário dos
personagens que se arriscam em cenas perigosas, eu não tinha um dublê.
FADE IN
CENA 13 INT. - REDAÇÃO NOVO
DIA / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Murilo se volta para a câmera, em posse de um
celular, tentando abafar a voz.
MURILO
(ao tel.) Nem a pau, Roger! (dramático) Depois eu morro aí e ninguém fará um
filme pra contar a minha trajetória. Vou estampar apenas colunas policiais.
INTERCALA COM
CENA 14 INT. - REDAÇÃO
CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Roger em sua mesa, tentando ser o mais discreto
possível. Espia Nilo, do outro lado, entretido em seu trabalho.
ROGER
(quase sussurrando)
Deixa de drama, brother!
MURILO
(O.S)
NÃO SOU TEU BROTHER!
Roger retira o fone e abafa. Fecha os olhos,
percebendo que falou besteira. Torna a pôr o telefone ao ouvido.
ROGER
Murilo, o que vamos fazer em Valquíria vai beneficiar vocês dois. O que
aconteceu ontem foi uma retaliação. É uma afronta contra o jornalismo!
INTERCALA COM
CENA 15 INT. - REDAÇÃO NOVO
DIA / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Murilo se esgueira sobre a mesa, a fim de ficar bem
atrás do computador e discreto para Thales ou qualquer outro colega.
MURILO
(irritado / irônico)
Uma afronta contra o jornalismo de vocês, né? Escuta, Roger, Nilo tava
investigando um crime, e matou um cara. E daí? O que tem a casa de Vince Lemos
com essa história toda? Nada. Absolutamente nada! No que isso me beneficia?
Nada, mais uma vez, nada!
ROGER
(O.S)
E se eu te disser que Vinnie e Moni queriam dar um fim em Vince? Agora junta a
Emília e pronto! Eis que Nilo faz o serviço e pode pôr a investigação sobre a
DP a perder.
Murilo esfrega os dedos nos olhos, cansado. Demora a
responder, até que /
MURILO
Eu não vou e pronto!
Murilo desliga o celular, chateado. Apoia os
cotovelos sobre a mesa e esfrega as mãos no rosto.
AMORA
(O.S)
Você não vai pra onde, Murilo?
Murilo leva um baita susto, sob o olhar firme da
chefe.
CORTE DESCONTÍNUO
Amora e Thales se aproximam da porta do ESCRITÓRIO,
fazendo segredo.
AMORA
Fica de olho nesse Murilo, Thales. Ultimamente ele anda muito estranho. A
última vez que eu vi alguém da minha equipe assim, perdi pra concorrente.
Thales espia Murilo lá do outro lado, angustiado.
THALES
(sagaz) Deixa comigo.
Nele.
CENA 16 EXT. - RUAS DA CIDADE
– DIA
Várias tomadas de alguns locais, como a Praça XV, o
Campo de Santana e a Praça da República. Camelôs em diversos pontos no cair da
tarde. Semáforo marcando o sinal verde. CAM dá uma rasante pela Presidente Vargas.
CENA 17 INT. - REDAÇÃO
CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Um celular e canetas sendo guardadas em uma bolsa,
até que aparece uma pistola no meio da bagunça. Nilo fecha o zíper rapidamente
e dá uma sacada na direção de Lila, distraída do outro lado. Se aproxima de um
colega.
NILO
Tu viu o Roger?
O colega faz que não. Nilo se preocupa, mas toma
distância, enquanto verifica se Lila não está olhando. Nilo some pela porta.
Em Lila percebendo a situação.
CENA 18 EXT. - BAIRRO
VALQUÍRIA – FIM DA TARDE
Na roda traseira de um carro preto, que dá uma
parada brusca. CAM desliza até a porta abrindo, o par de tênis bege pisa no
asfalto, e imediatamente corta para o rosto de Nilo, com a cara e a coragem.
Bate a porta, o carro parte rapidamente.
Mal tem tempo de adentrar o local: uma BUZINA chama
sua atenção. Trata-se de um furgão branco chegando logo atrás. Ele possui uma
estampa da Novo Dia na lataria.
Da parte da frente, descem Murilo e Lila (sexy, de
calça de couro preta, blusa branca sob a jaqueta de couro). Da parte de trás,
Paulinha e Roger. Em Nilo, atônito e indignado.
NILO
Eu posso saber o que é isso, Roger?
MURILO
Olha, eu nem queria vir, pra início de conversa /
ROGER
Calma, Nilo, você mesmo disse que ele poderia ajudar. Estamos aqui por vocês
dois.
Nilo, sem reação. Lila se aproxima, encarando-o.
LILA
Nunca te deixei na mão. Não ia ser agora.
Lila toma a frente, deixando Nilo estacado.
LILA
Vão esperar anoitecer?
Todos passam a frente de Nilo, estacado, mas não tem
jeito: ele segue.
CENA 19 EXT. - BAIRRO
VALQUÍRIA / CASA DE VINCE – FIM DA TARDE
Um funk TOCA próximo dali. Enquanto isso, todos os
jornalistas anteriores estão diante de alguma coisa para o qual olham,
admirados, principalmente Nilo. CAM afasta e pega as costas deles, mostrando a
CASA de Vince diante dos jornalistas.
A casa é exatamente como vista no sonho de Nilo
(cena 2 – Episódio 4): rosa, dois andares, de janelas compridas, e cercada por
árvores.
A TELA SE FECHA lentamente, como um prelúdio para
algo ruim…
FADE IN
CENA 20 INT. - CASA DE VINCE
– FIM DA TARDE
A cena ABRE em um CORREDOR, e uma fina poeira
levanta no ambiente. Vários flashes revelam as paredes pichadas em preto.
Destaque para a frase “Fez a minha ira, saia de Valquíria” cobrindo toda a
parede.
Lila, Paulinha e Murilo vão em direção à sala,
enquanto Nilo caminha por ali, tocado pelo cenário. ALTERNAR ENTRE O ROSTO DELE
E AS CENAS DO SEU SONHO (incluindo a cena em que ele encontra Lila
morta), tudo bem rápido. Roger saca, abraça o amigo quando eles chegam na
SALA
...uma bagunça, poeira tomando conta de
tudo. CAM VAI DANDO ZOOM: almofadas no chão, estantes com objetos
caídos, porta-retratos revelam Vince ao lado de Bruna grávida.
Todos encaram Nilo, parado na porta, até que ergue a
cabeça, decidido.
NILO
Ao trabalho.
Nele.
FADE OUT
FIM DO SEGUNDO ATO
ATO FINAL
FADE IN
CENA 21 EXT. - BAIRRO
VALQUÍRIA / CASA DE VINCE – FIM DE TARDE
SONOPLASTIA:
Nobody Move – Hanni El Khatib
VISTA AÉREA da casa e o seu redor. Alguns moleques
rondando.
CENA 22 INT. - CASA DE VINCE
– FIM DE TARDE
Na ação dos personagens, cada um fazendo alguma
coisa. A tela se divide em 4 cenas, imitando o estilo quadrinho, e em cada
cena:
1.Murilo vasculha gavetas;
levanta colchão e depara-se com sangue seco no chão; encontra uma janela
quebrada, como se tivesse sofrido uma pedrada.
2.Paulinha filma tudo,
atenta;
3.Lila toca as paredes, bate
em azulejos, como a procurar área oca;
4.Roger arruma os cabelos
diante de um imenso espelho. Vê uma pichação refletida no espelho. Roger olha
para trás. Uma outra mensagem está na parede: “vocês não pertencem à
Valquíria”.
Entra uma 5ª tela com Nilo, chateado. A cena dele
TOMA A TELA toda.
SONOPLASTIA CESSA
Murilo chega no QUARTO onde Nilo está segurando um
porta-retratos.
MURILO
(provoca) E aí? Encontrou alguma prova de que o Vince era bandido pra tu se
sentir melhor?
Nilo lhe dá uma olhada mortal. Murilo ri, debochado.
NILO
Alguém te obrigou a vir, por acaso?
MURILO
(faz gracinha) Uhh, mas cê tá brava?
NILO
Foi a sua consciência, né? (Murilo ainda ri, mas desvia o olhar) Você sabe que
se eu não te entreguei pro Moreira antes, não vou te entregar mais. Você não tá
aqui por medo de ser preso /
MURILO
(corta)
Eu tenho medo sim!
NILO
(por cima) Medo você tinha antes. Eu já te perguntei isso e vou perguntar de
novo: o que te prende? O que te impediu de me denunciar naquele dia seguinte ao
crime?
No cara a cara. Murilo encurralado, Nilo só
encarando, até que /
LILA
Gente, corre aqui!
Em Nilo e Murilo, curiosos.
CORTE DESCONTÍNUO
Lila força um azulejo da COZINHA usando uma espátula
de pão. A peça solta inteira e revela um esconderijo, parecendo um cofre. Nele
contêm: joias, embrulhos com papel pardo, agenda com cadeado e um cartão de
memória. Nilo apanha um anel de ouro com pedra de esmeralda.
ROGER
Será que taí tudo que precisamos? Esse lugar é sinistro.
MURILO
Parece que estamos com sorte.
PAULINHA
(desconfiada) Que sorte, não? Ninguém nunca suspeitou que numa casa grande
dessa, no meio de um bairro sem lei, um líder comunitário teria um esconderijo
inusitado…
Lila observa e concorda imediatamente.
LILA
É verdade. Sem contar essa ideia de que ninguém havia entrado aqui depois da
morte da esposa dele, é bem estranha. Nem Vince? Ele foi morar onde?
NILO
Isso explica.
Nilo segura o anel e, pelo seu PONTO DE VISTA, há um
nome gravado na joia: Moni.
ROGER
Moni era amante do Vince? Que horror! E ele queria justiça pela morte da
esposa, hen.
PAULINHA
Uma coisa não anula outra. Esse tipo de cara quer manter esposa e amante. Só
faz questão de perder quando uma delas se torna...(vacila a voz)...um problema.
Todos a entreolham, como a terem um insight.
PAULINHA
Cês não tão pensando em /
ROGER
Não pensei nada, Deus que me free.
NILO
Vince pode ter matado a própria esposa a pedido da Moni?
MURILO
Cara, não viaja…
NILO
(nem liga, continua) Sim! E acusou o irmão para que eu e a Carioca News pudesse
incriminar o Vinnie. Faz sentido!
MURILO
Não, não faz sentido! Acorda, Nilo! Não viemos aqui tentar encontrar uma prova
contra o Vince. Eu sei que é difícil, mas você matou um inocente, cara, aceite.
Viemos tentar achar alguma coisa que ligue a pessoa que quer te ferrar ao
Vince.
NILO
O líder comunitário traía a esposa com uma traficante. Inocente ele não era.
Murilo bufa.
CENA 23 EXT. - CASA DE VINCE
– FIM DE TARDE
VISTA AÉREA. Alguns caras cercando os quatro pontos
da casa, armados. CLIMA TENSO. Corta para um grupo de pés masculinos se
aproximando (uns cinco). CAM vai subindo em pequenos flashes e revelando o
jeans surrado, a arma em punho, os colares de ouro e os corpos tomados por
tatuagens.
Entre eles, surge Butuca, armadão com duas pistolas.
A cara, como sempre, de poucos amigos.
BUTUCA
Já tão ciente do bagulho, né? Num é pra sair ninguém vivo. (engatilha a arma)
Vamo botar pra ferver, rapaziada!
Fecha neles, prontos pro ataque.
CENA 24 INT. - CASA DE VINCE
– FIM DE TARDE
Na briga iniciada entre Murilo e Nilo.
MURILO
Cara, aceita logo que dói menos. Alguém quis ferrar o cara porque ele devia tá
incomodando, aí viu que vocês tavam investigando a tal droga e resolveu pegar
os dois de uma vez. Pronto! Fim de história. Roteiro desenvolvido e aplaudido.
NILO
(raiva) Já publicou esse roteiro ou é só pra vip? Porque eu nunca vi. Vocês
viram?
LILA
Cês querem parar com isso? Melhor a gente ir. Não é bom abusar da boa vontade
dessa tal de Moni.
ROGER
Melhor mesmo. Quem não pertence à Valquíria, não é bem-vindo aqui, não.
PAULINHA
(ri) Roger tá morrendo de medo.
ROGER
Não é bem medo, não, gente. Tá pichado lá no quarto. Uma das pichações, né?
Querem ver?
CORTE DESCONTÍNUO
Na pichação “vocês não pertencem à Valquíria” no
QUARTO. Nilo e Murilo se aproximam, desconfiados. Murilo toca na pichação,
esfrega os dedos manchados.
MURILO
A tinta tá fresca.
NILO
(para todos) Vamos sair daqui agora!
Um TIRO QUEBRA a janela, todos se abaixam, aflitos.
Uma movimentação pode ser OUVIDA por eles.
LILA
(puxa a arma do tornozelo) A gente precisa se dispersar!
Cada um retira a arma do coldre, menos Paulinha, que
não tem nenhuma. Mais TIROS assustam.
NILO
Paulinha vai com a Lila e o Roger. (para Murilo) Você vem comigo.
MURILO
Ah, não, de novo vai me meter em enrascada?
NILO
Você tá aqui, não?
O barulho da PORTA SENDO ESCANCARADA alerta a todos.
Nilo e Murilo engatilham suas armas e se posicionam. Lila segue na frente.
LILA
(cochicha) Deixa comigo.
Nilo não quer, mas Lila já foi.
CENA 25 INT. - CASA DE VINCE
/ SALA – FIM DE TARDE
Em dois caras armados olhando para a CAM, de cima a
baixo. Lambem os beiços, safados.
BANDIDO #1
A princesa tá perdida, é? (ri com o parceiro) Se tu quiser sair viva, só fazer
um agrado aqui pro papai.
RISOS. Lila caminha, toda provocativa, encarando-os
com um falso olhar de desejo. Fica frente a frente a eles, todos bobos diante
da linda mulher.
LILA
Quero ver quem é mais rápido.
SONOPLASTIA:
Nobody Move – Hanni El Khatib
Eles não têm tempo nem pra pensar. Lila BATE as
cabeças deles uma na outra, deixando-os atordoados. CHUTA suas partes íntimas e
ouve seus gemidos de dor. Num passe rápido, Lila dá um soco de direita em um
bandido, desarma ambos e segura um deles pela nuca. A jornalista arremessa o
sujeito na direção da estante, fazendo o maior barulho.
Lila respira fundo. Nos bandidos nocauteados.
Para as cenas seguintes, ALTERNAR entre o grupo de
jornalistas e bandidos.
MONTAGEM
1.Na porta da COZINHA,
Paulinha está escorada em Roger, que mesmo com a arma em punho, escora em
Paulinha, morrendo de medo.
2.Nilo e Murilo aparecem da
SACADA da casa. Desviam de TIROS. Um bandido MIRA em Nilo, mas Murilo percebe e
ACERTA um tiro em sua cabeça. Ambos se assustam com seus feitos. Eles descem as
escadas rapidamente.
3.Lila escora na parede da SALA
e surpreende um bandido, ao meter uma coronhada em sua testa.
4.Roger ATIRA aleatoriamente
em direção aos bandidos, e consegue levar Paulinha até o furgão. No susto, um
bandido surge a frente deles.
Os dois jornalistas na tensão, quase entregando-se. Paulinha desvia o olhar
para distrair o bandidão. Assim que ele olha para trás, Paulinha saca de seu
DECOTE um dispositivo e o pressiona contra o pescoço dele. O bandido leva um
CHOQUE e cai inconsciente no chão. Na expressão de pânico em Roger.
FIM DA MONTAGEM
Paulinha e Roger ENTRAM no carro. Lila vem correndo.
LILA
Cadê os outros?
Roger no volante, apavorado.
ROGER
Amiga, Nilo pediu que a gente seguisse. Melhor não contrariar um cara como ele
armado. Bora!
Lila dá a volta, abre a porta traseira e salta em seu
interior. A porta se fechando, enquanto o pneu rasga o asfalto, levantando
poeira. Os malucos tentam impedir a fuga, mas o carro dá uma forte guinada e
sai cantando pneu.
CENA 26 EXT. - CASA DE VINCE
– FIM DE TARDE
Murilo se esgueira contra uma parede, aparentemente
sozinho. CLOSE em seu rosto, tensão pura, e eis que um sopapo leva Murilo ao
chão. O bandido aponta um fuzil.
BANDIDO #3
Que que você tem aí nessa bolsa, rapá?
Murilo se arrasta, só no cara a cara.
BANDIDO #3
Vai responder, não? (engatilha) Já é!
Um TIRO causa um impacto abafado, acertou o bandido
#3 pelas costas. Murilo se arrasta para trás para o cara não tombar sobre ele.
O bandido #3 finalmente CAI de bruços, revelando Nilo logo atrás.
MURILO
Por que demorou?
NILO
E perder a chance de ver a sua cara de medo?
Murilo bufa, e Nilo leva a mão para ajudá-lo a se
levantar.
CENA 27 EXT. - BAIRRO
VALQUÍRIA – FIM DE TARDE
Está quase anoitecendo. Nilo e Murilo não encontram
o carro, se mostram perdidos.
MURILO
Nilo, eu preciso te falar uma coisa/
NILO
A gente precisa é sair daqui, Murilo.
MURILO
Tá, mas antes me escuta /
CAM pega uns moleques vindo logo atrás, correndo.
Lançam TIROS pra cima dos jornalistas.
NILO
CORRE, CORRE, CORRE!
Nilo e Murilo acabam se separando na SAÍDA de
Valquíria. Os moleques atrás.
CENA 28 EXT. - RUAS DA CIDADE
– NOITE
A hora do rush. Povo entrando no metrô da Carioca;
ônibus saindo lotado; gente aguardando para entrar em transporte alternativo.
Até que um TIROTEIO assusta todo mundo. É
mulher protegendo criança; homem caindo em cima de barraca do ambulante; vans
cantando pneu; pessoas correndo à procura de abrigo.
SIRENES de polícia ecoam pelos quatro cantos da
cidade. O tiroteio se estende para as principais ruas. No meio disso
tudo, lá vem Thales munido de sua bolsa, percebendo a movimentação. Ele avista
um carro preto e olha para a placa. Vai até ele e BATE contra o vidro da
janela.
THALES
Amora! Amora! Deixa eu entrar!
O carro simplesmente acelera, fazendo com que Thales
se afaste brutalmente.
THALES
Vadia!
Thales tenta correr, mas é alcançado por um
moleque.
MOLEQUE
Perdeu, perdeu, otário!
Thales paralisado, totalmente sem ação. Eis que Nilo
surge no meio da escuridão e SALTA no moleque, fazendo o garoto CAIR no
asfalto. Sua arma voa por ali.
NILO
BORA, BORA, BORA!
Os dois correm pela calçada, mesmo com Thales
sem entender bulhufas. Ambos derrubam barracas, latões de
lixo, inclusive outras pessoas. Situação caótica. No meio da
troca de tiros, um deles ATINGE as costas de Nilo, CESSANDO
A SONOPLASTIA.
[Efeito câmera lenta] Seu GEMIDO de dor ECOA em
um silêncio profundo. Thales, assustadíssimo, tenta apoiá-lo, mas Nilo bate de
contra um painel PROMOVENDO A WEBNOVELA TALISMÃ, na WebTV, e CAI
sentado. [FIM do efeito câmera lenta]
Nilo cobre o ferimento, se fazendo de forte. Ao
olhar para frente, vê algo, receoso, e segura a pistola com firmeza.
Thales fica na dele, diante de Butuca, que aponta as duas pistolas na
direção do herói. Tensão aumenta.
BUTUCA
Eu não tinha nada contra ti, rapá. Mas se meter na minha área pra me sujar
é pedir pra morrer.
NILO
(lutando contra a própria dor / ousado) Já pedi pra morrer outras vezes,
pras pessoas que diziam não ter nada contra
mim. (sarcástico)E adivinha onde elas estão?
BUTUCA
Onde tu vai tá, comédia. Agora sim tu vai morrer.
NILO
Você morre primeiro.
O BARULHO das armas engatilhadas, mas numa
jogada rápida, Nilo ATIRA contra o peito de Butuca. Thales leva um SUSTO,
permanece estacado, só assistindo. E no segundo
TIRO, Nilo TOMBA o comparsa de Moni. Algumas pessoas assistem,
eufóricas. Thales encarando um Nilo mais afrontoso que nunca, respiração
ofegante.
FADE TO BLACK
CONTINUA NO PRÓXIMO E ÚLTIMO EPISÓDIO
FIM DO EPISÓDIO
Anti-Herói
Temporada
1 | Episódio 14
Criado
e Escrito por:
Cristina
Ravela
Elenco:
Aaron
Ashmore - Nilo Rodrigues
Ildi Silva
- Lila Machado
Felipe
Abib - Roger Ribeiro
Igor
Ricky - Vinnie Ludwig
Yasmin
Gomlevsky - Moni Vasco
Thiago
Fragoso - Thales Araújo
Chandelly
Braz - Paulinha Avellar
Sérgio
Menezes - Murilo Guedes
Elenco Secundário:
Larissa
Bracher - Amora Molinos
Mariana
Lima - Emília brito
Bruno
Ferrari - Rafael Brito
Emílio
de Mello - Delegado Moreira
Marcelo
Gonçalves - Toninho
Ricardo
Vianna - Branco
Jonathan
Azevedo - Butuca
Ed Oliveira
- Raul
Blota
Filho - William
Essa obra não possui nenhum
vínculo/contrato com os atores citados acima.
WebTV ©
2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.