RIVERWOOD –
PENSIVÂNIA
MEADOS DE
2002.
CENA 01. MANSÃO HOWLING. QUARTO DE
VAIOLA. INT. NOITE.
SONOPLASTIA ON – CRAZY IN LOVE – BEYONCÊ (NOVA
VERSÃO).
A CAM PERCORRE PELO AMBIENTE
ESCURO, COM UMA LUZ REFLETINDO UM TOM AVERMELHADO NAS PAREDES, CAMA E OUTROS
LUGARES DO QUARTO. CLOSE NO CHÃO DO QUARTO, COM A DECORAÇÃO, ABAJUR E QUATROS
JOGADOS E QUEBRADOS. CLOSE NO ABAJUR, ACESO EM CIMA DE UMA POÇA DE SANGUE QUE
ESCORRE PELO QUARTO ATÉ CHEGAR NO RETRATO DE VAIOLA DAVIS, COM O VIDRO
ESTILHAÇADO.
A CAM PERCORRE LENTAMENTE ATÉ O
OUTRO LADO DA CAMA, NO QUAL NÃO TEMOS UMA VISÃO AMPLA E LOCAL EXATO DE ONDE
ESCORRE O SANGUE. CLOSE EM UMA MÃO ENSANGUENTADA ALCANÇANDO UM TRAVESSEIRO AO
LADO E APERTANDO-O.
CORTA PARA:
CENA 02. ESTAÇÃO DE TREM. CIDADE DE
RIVERWOOD. EXT. MANHÃ.
MEADOS DE
2003.
A SONOPLATIA DA CENA ANTERIOR SEGUE
ON, MAS É INVADIDA PELA CHEGADA DO TREM, QUE SOLTA SEU ALTO APITO. PARADO NA
ESTAÇÃO, MOSTRA-SE AS PORTAS ABRINDO. APÓS ALGUMAS PESSOAS DESCEREM, A CAM VAI
DE ENCONTRO A FLORA MILES, QUE AO DESCER OBSERVA A PRESERVAÇÃO DA ESTAÇÃO
VINTAGE. ELA PEGA DUAS DE SUAS MALAS E DERRUBA A TERCEIRA QUE JÁ ESTAVA EM SUA
MÃO.
THEO WILSON SE APROXIMA,
RECONHECENDO A GAROTA.
THEO – Pela semelhança das fotos
que vi, acredito que a senhorita seja Flora Miles, a nova governanta da mansão
Howling?
FLORA O OLHA, SORRIDENTE.
FLORA – Ah...Sim, sou eu mesma.
Prazer, Flora!
ELES DÃO RISADA E THEO APERTA A MÃO
DA GAROTA. ELE PEGA AS MALAS DE FLORA.
THEO – Deixe-me lhe ajudar.
ELA CONSENTE E ELES SEGUEM ESTAÇÃO
A FORA.
CORTA PARA:
CENA 03. CARRO. ESTRADA. INT. DIA.
FLORA OBSERVA A CIDADE DO BANCO DO
PASSAGEIRO, ENQUANTO THEO SEGUE DIRIGINDO O CARRO DA FAMÍLIA HOWLING. THEO
OBSERVA.
THEO – É uma cidade pequena, mas
ela tem seu charme.
FLORA – Me parece um local
acolhedor. É linda, estou amando até o momento.
THEO – Espere até chegar à mansão
Howling, é a mais antiga da região, digamos que a pioneira do local. Construída
em mil oitocentos, pela família Howling.
FLORA – Essa cidade parece
preservar esse passado, percebo um local vintage.
THEO – Você quer dizer, velho?
ELES DÃO RISADA.
FLORA – Não, nunca. (RI) É
maravilhoso!
ELES SE OLHAM. FLORA OLHA PARA
FORA, QUANDO O CARRO PASSA EM FRENTE AO BAR EM QUE LUKE CRAIN TRABALHA. ELE E
FLORA TROCAM OLHARES. NELE, OBSERVANDO-A.
CORTA PARA:
CENA 04. MANSÃO HOWLING. JARDIM.
EXT. DIA.
O CARRO EM QUE FLORA ESTÁ SE
APROXIMA DOS PORTÃOS DA MANSÃO QUE SE ABREM. A ENTRADA É FORMADA POR UMA
FLORESTA ESCURA POR CAUSA DAS ENORMES ÁRVORES, IMPOSSIBILITANDO VER A MANSÃO.
AO SEGUIR ALGUNS METROS COM O CARRO, FLORA SE CHOCA AO TER A VISÃO DA MANSÃO,
AO EMERGIR NO FIM DAQUELA ESTRADA FLORESTAL.
TEMOS UMA IMAGEM AMPLA E AÉREA DA
ENORME MANSÃO HOWLING, COM CARACTERISTICAS IMPERIAL. O CARRO PERCORRE ATÉ A
ENORME PORTA DA MANSÃO, NO QUAL ENCONTRA-SE ANTONIA HOWLING E SEU MARIDO HERIN
HOWLING.
FLORA DESCE DO CARRO E OS OLHA.
NELES.
CORTA PARA:
CENA 05. MANSÃO HOWLING. INT. DIA.
ANTONIA, HERIN E FLORA ENTRAM NA
CASA, ENQUANTO THEO CARREGA AS MALAS DA MOÇA. FLORA OLHA ENCANTADA PARA A
DECORAÇÃO DA MANSÃO.
ANTONIA – Vejo que você se encantou
bastante com o ambiente.
FLORA – Sim, sou fascinada por tudo
que é vintage. É como se cada pedaço deste lugar incrível tenha um segredo ou
uma grande história para contar.
HERIN – Segredos e histórias para
contar é o que essas paredes mais carregam. Minha família construiu esta mansão
na época imperial, no qual se tornou o principal centro de reuniões dos
generais das tropas do reino.
ANTONIA – Aí, por favor, não vamos
entediar a menina logo no primeiro dia. Tem livros de histórias na biblioteca,
que com alguns capítulos pode lhe atualizar sobre a história dessa mansão.
FLORA – Para mim não é nada tedioso
saber das histórias, principalmente deste local.
FLORA E HERIN TROCAM OLHARES,
SORRIDENTES. ANTONIA OBSERVA E LOGO SEGUE EM FRENTE.
ANTONIA – Venha, vou pedir para
alguma subordinada lhe apresentar a mansão. Tenho uma reunião em dez minutos.
FLORA SEGUE ANTONIA. HENRI OBSERVA
A PARTIDA DA GAROTA.
CORTA PARA:
CENA 06. MANSÃO HOWLING. INT. DIA.
ISABEL, A FUNCIONÁRIA DA MANSÃO,
MOSTRA OS LOCAIS PARA FLORA QUE OBSERVA TUDO. ELAS SEGUEM PELO HALL DOS
QUARTOS, ATÉ ENTRAREM NO QUARTO QUE SERÁ DA GOVERNANTA.
ISABEL – Esse será o seu quarto.
Tem uma vista linda!
FLORA – É costume deles, em deixar
funcionárias dormirem na mesma área que eles?
ISABEL – Essa mansão tem quase
vinte quartos, acredite, você não está na mesma área que eles. (T)E alguns
meses atrás, tivemos um incêndio, que danificou a área dos funcionários, desde
então estamos no segundo andar.
FLORA – Ah sim, será que eu posso
tomar um banho e me arrumar? A viagem foi longa, gostaria de descansar.
ISABEL – Não se preocupe, a Sra.
Howling não precisará de seus serviços hoje. Você irá passar por um
treinamento, irei fazer isso. Tire o dia para descanso!
ISABEL SE RETIRA. FLORA CONSENTE E
VOLTA A OLHAR PELA JANELA, OBSERVANDO ANTONIA HOWLING E DOMINIC BLY, TOMANDO O
CAFÉ DA TARDE.
CORTA PARA:
CENA 07. MANSÃO HOWLING. JARDIM.
EXT. DIA.
ANTONIA DÁ UM GOLE NA SUA XÍCARA DE
CHÁ, ENQUANTO DOMINIC BELISCA UM PEDAÇO DE TORTA.
DOMINIC – A festa está se
aproximando, os preparativos já se iniciaram?
ANTONIA – A festa particular que
faremos será a melhor de todas. Estou de olho nos preparativos, apenas hoje que
me distrai um pouco com a chegada de uma nova governanta.
DOMINIC – Outra? Ela é mais velha
que a outra?
ANTONIA – Um ano mais nova, mas
escolhida a dedo. Eu sabia que uma garota jovem, querendo viver novas
experiência, sem ter experiência alguma, aceitaria trabalhar aqui sem muitas
perguntas. Afinal, pagamos muito bem.
DOMINIC – Então quer dizer que a
garota não sabe o que aconteceu aqui?
ANTONIA – Ainda não, mas ao
descobrir tenho certeza de que ela não ficará muito insatisfeita.
DOMINIC – Cuidado, se ela for uma
garota linda como a Vaiola, pode acabar tendo um destino parecido. Não
precisamos de mais uma garota linda se envolvendo com o homem errado e sendo
encontrada morta.
ANTONIA ENGOLE SECO E OBSERVA O
HORIZONTE EM DIREÇÃO AO LAGO.
CORTA PARA:
CENA 08. EMPRESA RIVERHOWLIN.
ESCRITÓRIO. INT. DIA.
HENRI SERVE TRÊS COPOS COM UÍSQUE.
PETER E ARTUR PEGAM OS SEUS.
HENRI – O cheiro de carne nova.
Linda, os olhos penetrantes.
PETER E ARTUR RIEM.
ARTUR – Pelo jeito não é só os
olhos penetrantes que você quer.
PETER – Já quero conhecer essa nova
residente da mansão Howling.
HENRI – Ela se apresentará na festa
que teremos neste fim de semana. Não se preocupe, vocês vão ter tempo para
apreciar a beleza daquela garota. É hipnotizante.
ARTUR – Mais do que da Vaiola? O
fim trágico daquela mulher, tão deslumbrante ainda não foi superado.
PETER – Nem mesmo pela sua mulher,
meu amigo. Afinal, a Rebeca sempre fuzilou a Vaiola com os olhos.
ARTUR – As vezes a Rebeca é
normativa demais. Os homens têm seus fetiches e eu nunca tirei uma casquinha.
HENRI – Isso só porque o Luke pegou
a casca inteira. Você perdeu a chance!
ARTUR REVIRA OS OLHOS. HENRI E
PETER RIEM. NELES.
CORTA PARA:
CENA 09. MANSÃO HOWLING. COZINHA.
INT. NOITE.
FLORA LAVA SEU PRATO, EM QUE
ACABARA DE JANTAR, QUANDO ANTONIA ENTRA NA COZINHA, ASSUSTANDO-A. FLORA DEIXA
ESCAPAR O PRATO.
FLORA – Perdão, não a vi chegar.
ANTONIA – Eu que peço perdão, não
pensei que estivesse acordada.
FLORA – Passei o dia descansando,
para estar muito bem disposta amanhã cedo. Mas agora, perdi meu sono e resolvi
comer algo.
ANTONIA – Espero que goste do
trabalho, é uma oportunidade única. Mas não se preocupe, não é um bicho de sete
cabeças como parece ser.
FLORA SORRI. ANTONIA SE APROXIMA
DELA, FICANDO CADA VEZ MAIS PERTO. FLORA E ANTONIA SE OLHAM.
ANTONIA – Uma garota linda como
você, poderia ter tudo que quisesse. O que lhe trás até aqui?
FLORA ENGOLE SECO. SEUS OLHOS
MAREJAM. ANTONIA ENCOSTA O SEU CORPO EM FLORA E PEGA O POTE DE AÇUCAR ATRÁS DA
GAROTA.
ANTONIA – Você quer um pouco de
leite quente? Pode ajudar no sono!
FLORA CONTINUA CALADA, CONFUSA.
FLORA – Muito obrigado, acho que já
vou dormir. Precisa de ajuda?
ANTONIA – Não, pode ir descansar!
FLORA SE RETIRA. ANTONIA OBSERVA A
GAROTA PARTIR E SORRI.
CORTA PARA:
CENA 10. MANSÃO HOWLING. QUARTO.
INT. NOITE.
FLORA ENTRA E FECHA A PORTA.
TRÊMULA, ELA TRANCA.
FLORA – Que merda foi essa? O que
está acontecendo?
CONFUSA, ELA VAI ATÉ SUA CAMA.
REFLETE.
CORTA PARA:
CENA 11. MANSÃO HOWLING. COZINHA.
INT. DIA.
ISABEL ESTÁ ENSINANDO FLORA A
ORGANIZAR A MESA, PARA O CAFÉ DA MANHÃ. FLORA FAZ DETALHADAMENTE CADA PASSO
EXPLICADO POR ISABEL.
FLORA – Não entendo, se você tem
tanto conhecimento, por que não ficou com a vaga? A sua experiência é
invejável.
ISABEL – Você é só uma menina
iniciante, e os nossos patrões gostam quando treinamos pessoas sem experiência.
Só assim, tudo sai como no gosto deles.
FLORA – Entendo.
ISABEL – E eu não poderia ser uma
governanta nesta mansão, porque a governanta será a imagem daqui.
FLORA FICA CURIOSA E SE APROXIMA DE
ISABEL.
FLORA – Não entendi, como a
governanta é a imagem daqui?
ISABEL – A profissão envolve mais
do que ser uma simples governanta. Eu não sei se gostaria de estar no seu
lugar!
ISABEL SE RETIRA. CLOSE EM FLORA,
PREOCUPADA.
CORTA PARA:
CENA 12. MANSÃO HOWLING. JARDIM.
EXT. DIA.
FLORA DESCE AS ESCADAS, QUANDO
ANTONIA E THEO SE APROXIMAM.
ANTONIA – Flora, o Theo vai te
levar até a cidade. Quero que faça umas compras para mim, e assim que terminar,
volta rapidamente. Preciso disso para o jantar de hoje!
FLORA – Claro, Sra. Howling.
ANTONIA – Por favor, me chame de
Antonia, não seja tão formal.
THEO – Licença, Senhora.
THEO SEGUE EM DIREÇÃO AO CARRO.
FLORA O SEGUE.
CORTA PARA:
CENA 13. MERCEARIA. INT. DIA.
FLORA EMPURRA UM CARRINHO COM
ALGUNS ALIMENTOS, ENQUANTO OBSERVA AS PRATILEIRAS. DISTRAÍDA, ELA
ACIDENTALMENTE BATE O CARRINHO EM LUKE, DERRUBANDO ALGUMAS COISAS DA CESTA
DELE.
FLORA – Perdão, nossa, como eu sou
uma idiota.
LUKE – Não se preocupe, percebi que
estava distraída.
FLORA – Estava me observando?
LUKE – Quem não observaria uma
beleza dessas?
ELES SE OLHAM, ENQUANTO ESTÃO
AGAIXADOS PEGANDO ALGUNS ALIMENTOS DO CHÃO. LOGO ELES SE LEVANTAM E LUKE
ESTENDE A MÃO.
LUKE – Sou Luke Crain. Qual é o seu
nome?
FLORA – Eu sou Flora Miles, a nova
governanta da mansão Howling.
LUKE – A famosa mansão Howling. Me
admira saber que alguém como você aceitou vir trabalhar aqui, depois do que
aconteceu com a Vaiola. Foi trágico!
FLORA (SURPRESA) – Vaiola? Quem é
Vaiola?
THEO EMERGE DO HALL DE LATÍCINIOS.
LUKE DÁ UM PASSO ATRÁS.
THEO – Flora? Algum problema? (T)
Como vai, Luke?
LUKE – Não precisa me cumprimentar,
Theo. Não deve ser segredo para ninguém que você não confia em mim.
LUKE SORRI. EM THEO,
DESCONFORTÁVEL.
LUKE – Foi um prazer te conhecer.
Quando quiser, aparece no bar. Você vai saber qual, afinal é o único da cidade.
LUKE SE RETIRA. THEO OBSERVA.
THEO – Não confie nesse cara, ele é
perigoso.
FLORA – Ele parece ser gentil.
Agora fiquei curiosa com quem é Vaiola?
THEO E FLORA SAEM DAQUELE CORREDOR.
CLOSE EM LUKE QUE APARECE, OBSERVANDO OS DOIS PARTINDO, COM ÓDIO EM SEUS OLHOS
MAREJADOS.
CORTA PARA:
CENA 14. CARRO. ESTRADA. INT. DIA.
FLORA SEGUE A VIAGEM QUIETA. THEO
OBSERVA.
THEO – Você sempre é tão
observadora?
FLORA – Estou refletindo, desde o
momento em que coloquei os pés nesta cidade, muitas coisas aconteceram.
THEO – É a forma em que RiverWood
te recebe.
FLORA – O que está mais me chamando
atenção neste momento, é sobre essa garota, Vaiola. Ela era a governanta antes
de mim?
THEO – Sim, é uma história longa e
em breve você vai escutar a verdade.
FLORA – Me parece que o único que
queria tocar no assunto, era o Luke.
THEO – Ele é perigoso, manipulador.
Cuidado com ele!
FLORA – Por que tantos segredos?
THEO – Basta uma pesquisada no
jornal da cidade, já que aqui a internet é escassa. Ainda vivemos a moda
antiga, no qual todas as notícias saem no jornal local.
FLORA – Não sei por que você não
pode me dizer.
THEO – Não gosto de falar sobre
essas histórias, elas mexem comigo. Poucos habitantes irão te contar toda
história!
FLORA OLHA THEO, DESCONFIADA. ELES
SEGUEM.
CORTA PARA:
CENA 15. JORNAL DE RIVERWOOD. SALA
DE CÓPIAS. NOITE.
FLORA É ACOMPANHADA POR UMA
SENHORA, DE CABELOS BRANCOS, ÓCULOS E SIMPÁTICA.
SENHORA – O que uma garota tão
linda faz essa hora numa sala de cópias do jornal?
FLORA – Espero que não seja nada
ilegal. É?
SENHORA – Claro que não, aproveita.
Eles amam pessoas que se jogam nas histórias desta cidade.
FLORA – Obrigado, é a coisa menos
tediosa.
A SENHORA SORRI E LOGO SAI. FLORA
OBSERVA AS PILHAS DE JORNAIS E OS ÁRMARIOS. ELA SE APROXIMA E PROCURA POR
INICIAIS NUMÉRICAS, ATÉ VER “2002”. FLORA ABRE, REVELANDO PASTAS SEPARADAS
MENSALMENTE.
CORTA PARA:
CENA 16. CASA BLY. QUARTO DE ARTUR
E REBECA. INT. NOITE.
ARTUR ESTÁ LENDO UM LIVRO, QUANDO
REBECA SE APROXIMA, RETIRANDO SEU HOBBY E COBRINDO-SE. ELA OLHA SEU MARIDO.
REBECA – Ouvi dizer que a nova
governanta chegou.
ARTUR – Pelo jeito as notícias
correram mais rápido hoje.
REBECA – Sua mãe me contou. Deve
ser outra da laia daquela Vaiola. Uma vadia!
ARTUR – Rebeca, não fale assim, ela
está morta.
REBECA – Talvez tenha merecido ser
encontrada daquele jeito. Não teve final melhor, que o dela.
ARTUR – Não entendo como você pode
ser tão frigida na cama e tão radical nas palavras.
ARTUR GUARDA O LIVRO E LEVANTA-SE.
REBECA – Você sente falta dela? Do
cheiro dela?
ARTUR – Chega Rebeca, está na hora
de dormir.
REBECA – Nada impedia aquela garota
e não seria o namorado dela que iria prende-la. E sinceramente, se ele
realmente a matou, não posso culpá-lo. Deve ser difícil ver sua mulher
sentando-se em todos os homens desta cidade.
ARTUR SE APROXIMA DE REBECA E A
OLHA NOS OLHOS.
ARTUR – Algo que você nunca soube
fazer. Devia ter pedido umas aulas a ela, agora já é tarde, né?
REBECA DÁ UM TAPA NA CARA DE ARTUR,
QUE PEGA O ABAJUR E JOGA CONTRA A PAREDE, ESPATIFANDO-O. CLOSE NOS DOIS,
TENSOS. ARTUR SE RETIRA. REBECA SECA SUAS LÁGRIMAS.
CORTA PARA:
CENA 17. JORNAL. SALA DE CÓPIAS. INT. NOITE.
SONOPLASTIA ON – NEVER TEAR US APART – BISHOP BRIGGS.
FLORA OLBSERVA OS JORNAIS DO MÊS DE
DEZEMBRO. ELA ROE AS UNHAS, CURIOSA.
FLORA – Festas, festas, festas,
tecidos, festas, festas e festas. Essa gente só sabe festejar e fazer tecidos?
(T)Cadê você, Vaiola?
FLORA PERSEGUE AS FOLHAS DO ÚLTIMO
JORNAL, ATÉ QUE PERCEBE UMA PEQUENA NOTA COM O TÍTULO “VAIOLA DAVIS: GOVERNANTA
É ENCONTRADA MORTA NA MANSÃO HOWLING.”. FLORA OBSERVA, SEM NENHUMA FOTO DA
GAROTA.
FLORA (LENDO) – Vaiola Davis, de
vinte e quatro anos, foi encontrada morta no lago da mansão Howling. As
autoridades locais acreditam que o crime pode ter sido passional, o principal
suspeito Luke Crain, namorado da vítima tem um álibi irrefutável, mas as
investigações continuam apontando para o parceiro de Vaiola.
FLORA FINALIZA A LEITURA E ENGOLE
SECO. SEUS OLHOS MAREJADOS. NELA.
CORTA PARA:
CENA 18. MANSÃO HOWLING. QUARTO DOS
HOWLING. INT. NOITE.
SONOPLASTIA SEGUE.
ANTONIA OBSERVA PELA JANELA, QUANDO
VÊ FLORA ANDANDO PELO JARDIM APRESSADA E NÍTIDAMENTE ASSUSTADA. HENRI EMERGE
ATRÁS DE ANTONIA E OBSERVA JUNTO COM ELA.
ANTONIA – Acho que ela é curiosa
igual a Vaiola.
HENRI – Ela está sob controle,
igual a Vaiola.
ELES SE OLHAM E LOGO INCIAM UM
BEIJO. ANTONIA TIRA A CAMISA DE SEU MARIDO, ARRANHA O PEITORAL DELE E O EMPURRA
NA CAMA. ELA TIRA SUA ROUPA FICANDO TOTALMENTE NUA E SENTA-SE EM CIMA DE HENRI.
OS DOIS VOLTAM A SE BEIJAR.
HENRI A VIRA PARA A CAMA E DESCE
DESENHANDO O CORPO DE SUA MULHER, ATÉ CHEGAR EM SUA VIRILHA. EM UMA CENA AÉREA,
VEMOS HENRI ENTRE AS PERNAS DE ANTONIA, QUE GEME. CLOSE NA MÃO DELA APERTANDO O
TRAVESSEIRO AO LADO.
A CENA MOSTRA TAKES COM A MÃO DE
ANTONIA APERTANDO O TRAVESSEIRO E A MÃO DA PESSOA DA PRIMEIRA CENA, APERTANDO O
TRAVESSEIRO COM A MÃO ENSANGUENTADA.
CORTA PARA:
CENA 19. RIVERWOOD. EXT. DIA.
MOSTRA-SE AS NUVENS SE MOVIMENTANDO
RÁPIDAMENTE, SE INTERCALANDO EM TAKES ENTRE O DIA E A NOITE.
LETREIRO – DIA DA FESTA.
CORTA PARA:
CENA 20. MANSÃO HOWLING. QUARTO DE
FLORA. INT. DIA.
FLORA SAI DO BANHEIRO E ASSUSTA-SE
AO SE DEPARAR COM ANTONIA. ELA AJEITA A TOALHA EM SEU CORPO.
ANTONIA – Te assustei de novo.
Estou começando a achar que a sua porta deveria ter um sino, para avisar quando
alguém chegar aqui.
FLORA – Desculpa, eu estou um pouco
aérea ainda. Me acostumando com tudo.
ANTONIA – Uma semana era o
suficiente, mas sei que a história da Vaiola mexeu com você. (T) Queria dizer
que é só um infortúnio, não vai acontecer de novo. Infelizmente a Vaiola se
meteu com as pessoas erradas, se você andar na linha não vai acabar como ela.
FLORA ENGOLE SECO. ANTONIA OLHA
PARA A CAIXA EM CIMA DA CAMA DE FLORA E A MOÇA ACOMPANHA.
FLORA – O que é isso?
ANTONIA – Eu acredito que a Isabel
já lhe disse que a governanta dos Howlings é a imagem da mansão. Essa festa é
para a cidade toda se desfilar com os melhores tecidos da nossa empresa, em um
baile de máscara ala século 19. (T) Será uma noite e tanto, por isso mandei que
fizessem esse vestido para você. Ele é todo seu!
FLORA ABRE A CAIXA, REVELANDO UM
LINDO VESTIDO BRANCO. ELA O TIRA DA CAIXA, DESLUMBRADA COM A BELEZA DO
TECIDO.
FLORA – É lindo, mas achei que eu
serviria as mesas, ao lado dos outros funcionários.
ANTONIA – Sim querida, num outro
momento servirá, hoje você vai se distrair. Aproveite!
ANTONIA SE RETIRA. FLORA OBSERVA O
VESTIDO. NELA.
CORTA PARA:
CENA 21. MANSÃO HOWLING. EXT.
MOSTRA-SE OS PREPARATIVOS DA FESTA.
MESAS, BARES, DECORAÇÕES SENDO POSTAS EM SEUS DEVIDOS LUGARES. O BUFFET SE
ORGANIZANDO NA COZINHA E DECORANDO AS MESAS DO SALÃO PRINCIPAL.
OS FUNCIONÁRIOS ANDAM DE UM LADO
PARA O OUTRO, ALVOROÇADOS.
CORTA PARA:
CENA 22. MANSÃO DOS HOWLING. SALÃO
PRINCIPAL. INT. NOITE.
OS CONVIDADOS ESTÃO CHEGANDO, EM
SEUS LUXUOSOS VESTIMENTAS, DESCEM DE SEUS CARROS DE ÉPOCA. TODOS OBSERVAM A
DECORAÇÃO FIEL AO TEMA E SORRIEM ENCANTADOS.
CORTA PARA ANTONIA E HENRI,
DESCENDO AS ESCADAS. OS CONVIDADOS CHOCAM-SE COM A BELEZA DO CASAL. ELES DESCEM
AS ESCADAS E COMEÇAM A CUMPRIMENTAR ALGUNS AMIGOS.
CORTA PARA:
CENA 23. MANSÃO HOWLING. JARDIM.
EXT. NOITE.
ARTUR, REBECA E DOMINIC CHEGAM.
ELES DESCEM DO CARRO E APROXIMAM-SE DE ANTONIA E HENRI.
ARTUR – Que noite deslumbrante!
DOMINIC – Um esplendor, não é meu
filho? Eu e Antonia nunca decepcionamos no tema festa.
ELAS DÃO RISADA E SE CUMPRIMENTAM.
ANTONIA – É só mais uma festa dos
Howling, nada demais.
REBECA – Está muito mais do que
nada demais. Afinal, por que está festa?
ARTUR – Rebeca. (repreende).
ANTONIA – Não se preocupe. Os
nossos maridos e o meu cunhado, estão desenvolvendo um contrato muito importante
para nossa empresa, e um empresário chave para esse negócio sair está nesta
festa. Vai depender de nossa recepção!
REBECA OLHA PARA ARTUR,
VISIVELMENTE PREOCUPADA.
CORTA PARA:
CENA 24. MANSÃO HOWLING. HALL. INT.
NOITE.
FLORA SAI DO QUARTO E ESBARRA EM
PETER. ELE OBSERVA A GAROTA. EM FLORA, DESCONFORTÁVEL.
FLORA – Posso ajudar? Quem é você?
PETER RETIRA A MÁSCARA.
PETER – Sou eu, Peter. (T) Não
queria te assustar.
FLORA – Não fiquei assustada. O
Senhor está descendo para a festa?
PETER – Primeiramente, não me chame
de senhor. Segundo você está deslumbrante. É uma beleza angelical. Posso lhe
fazer um pedido?
FLORA – Claro, Peter! (SORRI).
PETER – Me dê a honra de segurar o
seu braço, naquela escada? Quero que todos morram de inveja de mim.
FLORA RI E CONSENTE. PETER SE
APROXIMA DELA. ELA COLOCA A MÁSCARA NO ROSTO E PETER A PARA E TIRA.
PETER – Não, mostre a sua beleza,
ela que vai reluzir nesta noite!
FLORA CONSENTE E SEGUE HALL A FORA,
AO LADO DE PETER.
CORTA PARA:
CENA 25. MANSÃO HOWLING. SALÃO
PRINCIPAL. INT. NOITE.
ARTUR, DOMINIC, HENRI, ANTONIA E
REBECA ESTÃO EM FRENTE A ESCADA, CONVERSANDO.
ARTUR – Cadê a nova moça? Ela não
irá participar da festa?
ANTONIA – Provavelmente ainda está
se arrumando, coitada, recebeu tantas informações essa semana, que acho que ela
ainda está perdida.
REBECA – Tantas coisas que essa
cidade engole. Tantos segredos, que se ela continuar assim, só será mais uma
engolida pela terra.
DOMINIC – Rebeca, tenho certeza de
que seus pais não a criaram desta forma. Perdão por isso, ela não está
conseguindo manter-se...
DOMINIC É CORTADA, COM A REAÇÃO DOS
CONVIDADOS, AO VER FLORA, AO LADO DE PETER DESCENDO AS ESCADAS.
SONOPLASTIA ON – I PUT A SPELL ON YOU – ANNIE LENNOX.
ELA DESCE AS ESCADAS OBSERVANDO
TODOS A TE OLHAR, DESLUMBRADO. PETER A PARA EM MEIO A ESCADA. ELE A OLHA.
PETER – Sinta. Sinta o poder da
beleza que você carrega.
ELA O OLHA E LOGO APÓS COLOCA A
MÁSCARA, ELE FAZ O MESMO E OS DOIS DESCEM. A MÚSICA DO AMBIENTE CONTINUA. ARTUR
FICA DESLUMBRADO COM FLORA E REBECA SE RETIRA, ENCIUMADA.
CORTA PARA:
CENA 26. MANSÃO DOS HOWLING.
JARDIM. EXT. NOITE.
FLORA É O CENTRO DAS ATENÇÕES. ELA
BEBE UMA TAÇA DE CHAMPANHE. HENRI SE APROXIMA DELA.
HENRI – Está gostando da festa?
FLORA – Deslumbrante demais, para
eu ser o centro das atenções. As pessoas não param de me olhar, estou começando
a ficar incomodada.
HENRI – Não fique, essa cidade foi
fundada por militares, mas se tornou uma amante por beleza. (T) As mulheres
mais lindas do mundo, vestiam nossos tecidos e chamavam a atenção por onde
passavam. Hoje não é muito diferente!
FLORA – Acho que esses estereótipos
de beleza já estão desgastados.
HENRI SORRI. PETER E AMBROUSE SE
APROXIMAM DELES.
HENRI – Olha quem chegou, meu
irmão. O Ambrouse, nosso ilustre convidado.
PETER – Como é bom vê-lo, veio
experimentar algo novo? Sei que minha proposta foi irresistível.
AMBROUSE – Confesso que tudo o que
eu quero fazer, aqui posso ter a liberdade. Se for como você me contou, então
vou sempre passar os verões aqui.
AMBROUSE OLHA PARA FLORA.
AMBROUSE – Quem é essa linda moça?
PETER – Nossa governanta, mas não é
com ela o nosso assunto de hoje. Vamos para o escritório?
ELES SE RETIRAM. CLOSE EM FLORA,
CONFUSA. ELA OLHA AO HORIZONTE E PERCEBE LUKE PARADO, PERTO DE UMA ÁRVORE ELA O
ENCARA E RESOLVE SE APROXIMAR.
CORTA PARA:
CENA 27. MANSÃO HOWLING. QUARTO.
INT. NOITE.
DOMINIC ENTRA NO QUARTO SEGURANDO
DUAS TAÇAS E FECHA A PORTA, VENDO REBECA OLHANDO PELA JANELA.
DOMINIC – Essa casa sempre teve
belas vistas, em noite de festas então.
REBECA – É só mais uma noite, é
como se eu tivesse na mesma noite desde quando voltei para esta cidade.
DOMINIC – Aquele dia que sucedeu o
fim da história de seus pais não pode continuar definindo você. Alias, o que
está acontecendo?
REBECA – Essa garota, a tal de
Flora. Ela parece que foi só mais uma que chegou para disputar a atenção dos
homens desta cidade. Não entendo!
DOMINIC – Ela é uma garota atrás de
sonhos e você é uma mulher casada que precisa confiar no seu marido.
REBECA – Confiar? O Artur não quer
saber de mim, desde quando perdemos o nosso filho. Quando eu sofri aquele aborto,
após cair da escada. Aquilo sim nos assombra e logo depois a chegada daquela
mulher, que roubou toda a atenção, o carinho e a paixão do Artur para ela.
DOMINIC – Eu lhe trouxe champanhe,
tome um pouco, precisa relaxar e repensar o que anda falando. A Antonia e o
Henri não têm culpa.
REBECA – Não tem culpa? Dominic,
eles são os verdadeiros culpados. Desde que me entendo por gente, eles trazem
essas mulheres para cá e todas vão embora, somem e no ano seguinte aparece a
nova sensação do momento, a mulher mais deslumbrante. Elas roubam a atenção, o
amor, o carinho e depois desaparecem. A Vaiola não teve sorte!
REBECA VIRA O CHAMPANHE. DOMINIC
OBSERVA.
DOMINIC – Todas as festas eu te
encontro neste mesmo lugar, com uma taça de champanhe para te salvar desses
martírios. Pare de se afundar Rebeca, essas mulheres são passageiras. Nós que
ficamos, temos muito mais valor e um dia você vai entender como eu entendi!
DOMINIC SE RETIRA DO QUARTO. REBECA
COLOCA A TAÇA DE CHAMPANHE NA PENTEADEIRA E VOLTA A OBSERVAR A JANELA, LOGO
DEPOIS SENTA-SE NA CAMA.
CORTA PARA:
CENA 28. MANSÃO HOWLING. JARDIM.
EXT. NOITE.
FLORA SE APROXIMA DE LUKE, QUE A
OBSERVA.
LUKE – A garota mais linda da
cidade, você conseguiu Flora Miles. Como está sendo a sua festa de
apresentação?
FLORA – Essa bobagem de beleza, que
todos vem enfatizando desde o momento em que pisei aqui, é tão estereotipada.
LUKE – Aproveite, esse é o maior
luxo que eles vão lhe dar, até arrancar tudo de você.
FLORA – O que eles arrancariam de
mim? (CURIOSA).
LUKE – A Vaiola ficou deslumbrada,
ela não esperava o que estava por vir.
FLORA – Tudo gira em torno dessa
garota?
LUKE SECA AS LÁGRIMAS QUE COMEÇAM A
ROLAR.
LUKE – Não, tudo gira em torno dos
HOWLING. Fuja, antes que você acabe morta ou incriminada.
FLORA – Isso é uma ameaça? Eu sei
que você namorou a Vaiola e que é o principal suspeito da morte dela.
LUKE – Não há provas. (T) Você
realmente acha que eu a matei?
FLORA – Te vi só uma vez, não te
conheço. Não posso julgar o que você pode ou não ter feito.
LUKE – Você pode chegar aqui com
frases prontas, sobre estereótipos, mas no fundo, é como todos eles. Talvez por
isso, ainda esteja tão confortável com isso.
FLORA – Eu não consigo entender, o
que você tá querendo dizer?
LUKE – Não posso te contar o que
não tenho provas e você nunca confiaria em mim.
LUKE SE RETIRA, DEIXANDO FLORA
EXTREMAMENTE PREOCUPADA E TENSA. NELA.
CORTA PARA:
CENA 29. MANSÃO HOWLING.
ESCRITÓRIO. INT. NOITE.
HENRI E ANTONIA SERVEM UM COPO COM
UÍSQUE PARA AMBROUSE.
HENRI – A Riverhowling é a que mais
se destacada no mercado. Os tecidos são de última geração, mas nunca perde o
toque macio e o brilho que ele causa na beleza das pessoas que os usam.
ANTONIA SE APROXIMA DE AMBROUSE,
QUE OUVE ENQUANTO BEBE O UÍSQUE.
ANTONIA – O tecido tem que ser leve
e macio, como ao tocar a pele de uma mulher. Linda, deslumbrante e macia. Como
os cabelos sedosos. Os tecidos te tão tesão e te arrepiam ao ponto de não
querer guardar o que está sentindo.
ANTONIA PASSA SUA MÃO
CARINHOSAMENTE NO SEMBLANTE DE AMBROUSE, QUE SE ARREPIA E FICA ENCANTADO COM A
SRA. HOWLING. HENRI OBSERVA, SORRINDO.
CORTA PARA:
CENA 30. MANSÃO HOWLING. SALÃO
PRINCIPAL. INT. NOITE.
FLORA PASSA RAPIDAMENTE EM MEIO AOS
CONVIDADOS, QUE ABREM O CAMINHO PARA ELA PASSAR. ARTUR TENTA EMPEDIR A GAROTA
DE SUBIR, MAS É EM VÃO. ELE OBSERVA FLORA SUBIR AS ESCADAS, NERVOSA.
AO EMERGIM NO HALL DOS QUARTOS,
FLORA PASSA POR DOMINIC, CORRENDO. A MULHER OBSERVA A GAROTA. ELA SE APRESSA.
CORTA PARA:
CENA 31. MANSÃO HOWLING.
ESCRITÓRIO. INT. NOITE.
DOMINIC ABRE A PORTA, QUEBRANDO O
CLIMA QUE PAIRA NO AR.
DOMINIC – Está tudo pronto!
HENRI – Obrigado, Dominic!
ANTONIA – Vem, vamos te acompanhar!
AMBROUSE LEVANTA-SE, ENCANTADO.
ELES SAEM DO ESCRITÓRIO.
CORTA PARA:
CENA 32. MANSÃO HOWLING. QUARTO.
INT. NOITE.
FLORA ENTRA EM SEU QUARTO,
DESESPERADA E OFEGANTE.
FLORA – Não pode ser, ele só está
mexendo com você Flora. Aquele homem é mentiroso, um assassino. Ele quer te
usar para arquitetar algum tipo de vingança contra essa gente. Meu deus, o que
eu vim fazer aqui? Sem perguntas, tentei fugir da minha realidade e agora posso
me afundar numa realidade pior. Eu preciso ir!
FLORA CORRE EM DIREÇÃO AO CLOSET E
COMEÇA A ARRANCAR SUAS ROUPAS DE DENTRO, RAPIDAMENTE. ELA PUXA SUA MALA E
COMEÇA A COLOCAR AS COISAS DENTRO. ELA COLOCA TANTA FORÇA, QUE SEM QUERER,
ACABA DERRUBANDO UMA GAVETA NO CLOSET.
FLORA – Droga! Que merda!
FLORA SE APROXIMA DA GAVETA, AO
TENTA-LA ARRUMAR, ELA OLHA NO FUNDO, UMA FOTO SUJA EM MEIO A POEIRA. FLORA
OBSERVA, CURIOSA.
CORTA PARA:
CENA 33. MANSÃO HOWLING. QUARTO.
INT. NOITE.
SONOPLASTIA ON – NOT AFRAID ANYMORE – HALSEY.
A CAM MOSTRA AMBROUSE OLHANDO PARA
REBECA, DESMAIADA EM CIMA DA CAMA. DO OUTRO LADO, PERTO DA JANELA, FECHANDO AS
CORTINAS MOSTRA-SE HENRI. A PORTA DO QUARTO VAI SE FECHANDO, ELES OLHAM EM
DIREÇÃO A PORTA, MOSTRANDO ANTONIA FECHANDO, NUA, APENAS DE MÁSCARA. CLOSE EM
DOMINIC SAINDO DE PERTO DO QUARTO, SORRIDENTE. CLOSE NA MAÇANETA, TRANCANDO O
QUARTO.
CORTA PARA:
CENA 34. MANSÃO HOWLING. QUARTO. INT. NOITE.
SONOPLASTIA ON – NOT AFRAID ANYMORE – HALSEY.
FLORA PEGA A FOTO E LIMPA,
REVELANDO UMA LINDA MOÇA, SORRIDENTE.
A FOTO QUE FLORA SEGURA, SE
ENTRELAÇA COM OS TAKES DO QUADRO QUEBRADO, NA CENA INICIAL, NO QUAL AMBAS
MOSTRAM A MESMA FOTO DE VAIOLA.
FLORA VIRA A FOTO, EM QUE LÊ
“VAIOLA DAVIS UM SONHO DE GAROTA”, AS PALAVRAS ESTÃO SUJAS DE SANGUE.
FLORA OLHA NOVAMENTE DE BAIXO DA
GAVETA E COMEÇA A TIRAR TODAS DO LUGAR, ATÉ QUE NO CANTO ELA ACHA UMA CARTA.
FLORA PEGA A CARTA, ELA ABRE, VENDO OUTRA FOTO.
FLORA – Não pode ser!
SEUS OLHOS LACRIMEJAM. FLORA FICA
FRENTE A FRENTE AO ESPELHO E OLHA PARA A FOTO. FLORA VÊ QUE VAIOLA VESTE O
MESMO VESTIDO QUE ELA, NA FOTO.
FLORA – O que isso significa?
FLORA OBSERVA A FOTO, CHOCADA.
CORTA PARA:
CENA 35. NOVA IORQUE. CEMITÉRIO.
EXT. NOITE.
NA MESMA
NOITE DA FESTA:
SONOPLASTIA ON – NOT AFRAID ANYMORE – HALSEY.
UMA PESSOA DE PRETO ANDA EM DIREÇÃO
Á UMA LÁPIDE, CARREGANDO UM BUQUÊ DE ROSAS BRANCAS. AO CHEGAR NA LÁPIDE, ESSA
PESSOA COLOCA O BUQUÊ EM CIMA DA GRAMA. A CAM SOBE LENTAMENTE, MOSTRANDO:
1980 – 2003
FLORA MILES
DESCANSE EM
PAZ.
A CAM SE AFASTA LENTAMENTE,
MOSTRANDO A PESSOA PARTIR.
FIM DO
EPISÓDIO.
A
Beleza Que Há Em Mim
Temporada 1 | Episódio 1
Criado
e Escrito por:
Bruno Rodrigo
Elenco:
Flora Miles
Vaiola Davis
Antonia Howling
Henri Howling
Peter Howling
Artur Bly
Rebeca Bly
Dominic Bly
Isabel Perdita
Luke Crain
Theo Wilson
Toby Marin
Ambrouse Hill
Albert Firtz
Rajax © 2021
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