Após acusação de xenofobia, Ranable Webs esclarece ‘proibição’ de atores mexicanos em suas novelas


O intuito era abrasileirar suas webs novelas e reforçar a identidade nacional

Fim de semana agitada no mundo virtual. Depois que veio a público parte da confusão dos bastidores do TV Stars (sobre o método de audiência), no programa Chiquérrima de hoje veio à tona a discussão completa e os espectadores ficaram por dentro de toda a polêmica.  

Conforme visto no programa, o pivô de toda a história foi Diego Silva, autor da Ranable Webs e ex-administrador do TV Stars, que fez um comentário dúbio em resposta ao autor Carlos Henrique. Confira as imagens exibidas no Chiquérrima:

Imagem Chiquérrima / TV Stars

Imagem Chiquérrima / TV Stars

O comentário logo se tornou o assunto mais comentado da blogosfera, afinal, é a primeira vez que uma emissora do mundo virtual proíbe elenco de um determinado país em suas novelas, neste caso, autores da emissora estariam proibidos de escalar atores mexicanos para suas novelas. Logo, a acusação de xenofobia por parte da Ranable Webs foi imposta e alguns ficaram revoltados.   

Os diretores do canal foram procurados pela equipe do programa para esclarecer a polêmica e disseram que queriam “dar uma abrasileirada” nas webs por haver muitas tramas mexicanas no catálogo da emissora, mas isso “não estava proibido” e que “não passa de um boato, de mal gosto por sinal”.

Diego Silva, também administrador da Ranable Webs (RW), então voltou atrás em seu comentário e reafirmou o esclarecimento dos diretores. Acrescentou ainda que apoia a “censura” de atores mexicanos porque é uma oportunidade de conhecer mais atores nacionais e ainda elogiou o trabalho da administração da RW, a qual ele faz parte.

Ranable Webs era conhecida como a Televisa do Mundo Virtual | Divulgação RW

Não é de hoje de tramas mexicanas vem causando atritos ideológicos no mundo virtual. Até hoje há um certo preconceito com obras do tipo, muitos alegam falta de qualidade e exageros dramáticos. A equipe de jornalismo da Rajax foi as ruas pra saber da opinião do público sobre o caso:

Glaydson Silva | Autor OnTV
Então, eu acho algo bem sem cabimento. O que a emissora estaria fazendo era simplesmente tolher a liberdade criativa do autor. Estamos num ambiente onde a presença dos atores estrangeiros nos casts é algo perfeitamente possível e praticável, não há por que proibir isso.

Ricardo Azevedo | Administrador Web Novelas Channel
Acho Ridículo. Para mim continua sendo uma forma de xenofobismo, na medida em que estão falando que o blog é só voltado para o público brasileiro. Logo eu, que sou de Portugal fiquei bastante irritado. Aliás, acho que abrasileirar, não fala só das webs, mas sim da forma como o público tem de ver. Acho importante diversificar e o papo de que webs com elenco Mexicano está cansativo, parece uma desculpa fácil para justificar que eles não apreciam tanto o excesso de webs com elenco Mexicano. É só a minha opinião.

Ivette Doleark | Autora Web Novelas Channel
Quanto a isso de abrasileirar, acho que isso vai de cada um, pois todos têm seu estilo de escrever, modo de escrever, atores que querem escalar... Quanto a parte dos locais e atores acho um mero detalhe, porque o mais importante é a qualidade e a história!

Vitor Lúcio | Autor DNATV
Eu faria a melhor novela, mesmo com atores brasileiros.

João Paulo Ritter | Presidente OnTV
Bom, primeiramente eu mandaria tomar no cu e segundo e iria anunciar que levaria minha obra pra outro lugar

Gabriel Martins | Autor Rajax
Eu acho uma besteira, cada autor tem que ter sua liberdade criativa, só um autor é que pode criar um perfil de um personagem e definir seu intérprete. Isso seria censura.

Victor Keller | Autor
Eu ia continuar elencando conforme o perfil do meu personagem pedisse, se eu quiser criar um personagem mexicano eu vou "contratar" um ator ou atriz que for mexicano ou trabalhe em novelas no país, e se caso a emissora proibisse ou não aprovasse a sinopse por esse simples detalhe, o azar é dela, existem outras que vão aceitar e é pra lá que eu vou.

Débora Costa é considerada uma das percursoras de tramas mexicanas no MV. Suas novelas quase sempre apresentam elementos oriundos da dramaturgia mexicana, como ‘Hierarquia’ onde o protagonista Franco Bittencourt era interpretado por um famoso ator do México. Ela falou com exclusividade o que acha da polêmica:

Logo da novela Hierarquia | Divulgação CyberTV

Débora Costa | Autora CyberTV
Olha, na Cyber não pode usar imagem de atores, então eu faço por fora as chamadas com atores, então essa é a solução que encontro, o Well não proíbe de divulgar fora da emissora com atores. Eu encontraria, como encontrei, outra solução, para não ir contra as regras e para fazer o que sempre fiz.

A questão ainda é muito debatida, mas o que deve imperar sempre é o respeito e a liberdade de escolha por ambas as partes.


Avatar

Tudo sobre Ranable Webs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

menu cel