Discussão acalorada reacendeu
um tema já muito debatido e denúncia sobre fraude
Ontem, quem estava no grupo de
autores da TV Stars no Twitter, pôde
presenciar uma divergência de opiniões sobre o método de audiência das
emissoras virtuais.
O estopim se deu depois que Renata Landeros, dona e fundadora da TV
Stars, anunciou que em breve o sistema de aferição de audiência mudará, antes
por Recs, para Visualizações Únicas
mais o Tempo de Consumo (VUTC),
tendo o Google Analytics como principal ferramenta. Mas a notícia não foi
unanimidade entre os colaboradores e teve autor defendendo o antigo método (por
número de visualizações convencional). Prints a seguir cedidos por Ricardo Azevedo:
Para quem não sabe, até ano
passado, as emissoras da blogosfera, em vasta maioria, tinham como base de sua
audiência as visualizações fornecidas pelo Blogger.
Já algumas outras consideravam o número de recomendações do Disqus (surgindo daí a famosa expressão
“Rec no luxo”). Outras iam além, como a falecida TV Mix, cuja audiência era pelo número de comentários na publicação.
Só que, nos últimos meses, muito se tem debatido sobre o melhor sistema de
aferição, que dissesse em sua realidade quantas pessoas acessaram o conteúdo e
se, realmente, o consumiram.
Visando um método mais
“justo”, o Web Novelas Channel
implementou este ano o sistema VUTC
como base para seus consolidados. A Rajax,
desde sua inauguração, utiliza o VUTC
para o setor de Entretenimento, sendo o Tempo de Consumo (TC) o sistema padrão para todos os departamentos da emissora,
incluindo o Jornalismo. O Aster, por
sua vez, utiliza-se das Visualizações Únicas (VU) que se baseia nos endereços IPs. Já a Ranable Webs utiliza o método tradicional de visualizações para
formular seus consolidados e foi justamente ela a pauta da discussão.
Recentemente, a emissora
anunciou na rede social que tinha atingido a marca de 600 mil visualizações, só que a campanha promocional não foi vista
com bons olhos. Muitos internautas denunciaram que o site estava utilizando Flood (termo usado para dizer que há
vício nos acessos; que o usuário recarrega a página constantemente para
aumentar as visualizações). Teoria essa com fundamentos.
Em janeiro, conforme noticiado pela Rajax, a Ranable Webs
tinha por volta de 350 mil acessos (número levando em consideração desde sua
fundação, em setembro de 2017, até janeiro de 2020). Porém, de janeiro até maio de 2020, a emissora surpreendentemente conseguiu quase 300
mil acessos. Ou seja, em 4 meses ela
ganhou o que ganharia em 3 anos.
Outra situação que chama muito
atenção é a ascensão exponencial das visualizações das webs novelas. Às 19 horas o capítulo é postado; às 19:10h o capítulo apresenta 10 views; às 19:15h apresenta mais de 300
visualizações; e assim por diante até chegar em um teto padrão.
Por esse motivo, a Associação das Emissoras Virtuais da
Blogosfera (AEVB) disse que não vai considerar o posto de líder da Ranable
Webs caso ela ultrapasse o Web Novelas Channel (atual líder, e possui 646 mil
visualizações acumuladas), a menos que o alto escalão do canal divulgue os
dados do Google Analytics para checagem.
Procurado pela equipe de jornalismo,
Ricardo deu sua opinião sincera
sobre o ocorrido:
“O Diego pensa que sabe da vida de todo mundo e se intrometer demasiado.
Depois fica falando merda porque não entende o que é uma ironia. Burro do
cacete, viu? Ele não passa de um fracassado como as suas webs porque NENHUMA
presta. Tudo uma tentativa falhada de lacração. Depois fica falando que é um
ótimo escritor sendo que o texto dele é totalmente robótico.”
Ricardo também relatou que
Diego só foi lhe pedir desculpas “porque
a administração do TV Stars é que o mandou”. Já Diego também foi procurado para dar sua versão sobre o ocorrido, e
foi breve:
“Foi uma discussão que eu tive com o Ricardo, que no auge
do momento eu disse que ele ferrou o blog. Mas já me desculpei.”
Ambos rivalizaram sobre o
método ideal de audiência. Ricardo defende a VUTC e Diego a tradicional contagem de visualizações. Hoje, nos
estúdios da TV Stars, o clima é de calmaria depois de uma noite acalorada.

Tudo sobre TV Stars
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.