ATO DE ABERTURA
FADE IN
CENA 1 RUA DA CIDADE –
NOITE
Numa poça
d’água refletindo a imagem dos prédios. Um par de coturnos masculinos pisa na
poça e segue o caminho pela calçada.
CAM SOBE,
percorrendo algumas janelas: um homem fumando; a sombra de uma mulher se
despindo; uma garota se segura na grade, gemendo baixo, enquanto um homão a
traça por trás. Nada de extraordinário. CAM BUSCA outra janela e antes de
entrar /
VOZ
MASCULINA
NÃO! Eu não tenho porque perder nada! Eu não vou perder nada! SAI DA MINHA
VIDA! SAI!
CENA 2 INT. - APARTAMENTO
– NOITE
A voz vem de
uma TV exibindo o longa A Visitante, no qual Rodrigo surta numa lan-house. Uma
garota sentada no sofá, comendo pipoca, assiste atenta.
CAM ATRAVESSA
o teto e invade outro APARTAMENTO. Flagra peças de roupas masculinas espalhadas
pelo chão. Gemidos intensos de prazer. Um rapaz magro, de uns 25 anos, está de
quatro na cama. Seu corpo se movimenta rápido dando a entender que está por
cima de alguém.
RAPAZ #1
Aaah, isso...Que delícia!
É quando ele
olha para trás e beija um homem fortão, de uns 50 anos. Ele segura sua cintura,
enquanto executa os movimentos rápidos. Os dois delirando de prazer. Grito de
tesão.
O passivo cai
na cama, exausto; o ativo sai de cima, viril.
HOMEM #1
(ofegante)
Deu por hoje.
CENA 3 EXT. - APARTAMENTO
/ CORREDOR – NOITE
O casal da
cena anterior aproxima-se do elevador. O rapaz entra, mas fica na porta.
RAPAZ #1
Amanhã?
HOMEM
#1
Você quer me matar, garoto? (ambos riem) Eu ligo pra marcar alguma coisa.
A luz se
apaga repentinamente. Depois ela retorna. Volta a apagar.
HOMEM
#1
Mas que merda de lâmpada presencial. Não tão percebendo eu aqui não?
O rapaz ri,
entra no elevador, mas quando vai fechar a porta, vê o namorado ser AGARRADO
pelo pescoço por um homem#2 (moreno, parrudo, 40 anos). O homem#1 se debate; o
rapaz tenta reagir, mas a porta do elevador já fechou.
RAPAZ#1
SOCORRO! SOCORRO! ALGUÉM AJUDA!
O sujeito
misterioso rasga a jugular do seu alvo, espirrando sangue na janela do
elevador. O rapaz horrorizado; o namorado olhando-o pela última vez. A segunda
porta se fecha.
CENA 4 EXT. - PRÉDIO -
NOITE
O rosto
alucinado do bandido da cena anterior surge na escuridão.
Suas mãos sujas de sangue.
O mesmo par de coturnos da CENA 1 sumindo da tela.
FADE OUT
FADE IN
CENA 5 INT. -
LUGAR DESCONHECIDO - NOITE
O homem da
cena anterior acorda. O ambiente se abre, revelando um cenário fechado, com
apenas uma janela no alto, uma cama, e uma lâmpada suspensa. Som de alguém
BATENDO PALMAS.
VINNIE
(O.S)
Você se saiu muito bem. Passou no teste.
Vinnie
aparece ao lado de Raul (morenão, alto, 43 anos, mal encarado).
VINNIE
E como eu te ajudei a eliminar o seu inimigo, agora chegou a sua vez de me
ajudar. (sorri, sagaz) Eu quero a cabeça de Moni Vasco.
Raul assente,
satisfeito. O homem#2 ainda tonto. Na forte expressão firme de Vinnie.
FADE OUT
FIM DO ATO DE ABERTURA
EPISÓDIO 5
ACORDANDO DE UM SONHO
PRIMEIRO ATO
FADE IN
CENA 4 EXT. -
PRAÇA XV – DIA
Um aglomerado
de pessoas, afoitas, aguardando alguma coisa. CAM TRAVELLING percorre a direção
de seus olhares, passando por entre a multidão, até alcançar um palanque.
Lá, estão um
homem engravatado, de pouco mais de 40 anos (JAIME) segurando uma medalha, e
quatro policiais. Ao seu lado, encontramos NILO, um pouco mais novo,
emocionado, e RAÍZA (morena, 28 anos, cabelos longos e pretos).
Jaime coloca
uma medalha no pescoço de Nilo.
JAIME
Nilo Rodrigues, o herói de Lila Machado, enfim, é real. Ninguém duvidava, né?
APLAUSOS e
RISOS. Nilo, já com a medalha no pescoço, admira o objeto, quando percebe que
está manchado de sangue. Assim que volta seus olhos para a multidão, recebe um
TAPA. Ferida na boca. Nilo se vê diante de um homem de 30 e poucos anos,
bonito, de cavanhaque e usando sobretudo negro(CIPRIANO).
POVO
(em uníssono)
ASSASSINO! ASSASSINO!
CIPRIANO
A humanidade nunca estará a salvo, porque o mal sempre acaba prevalecendo.
Do outro
lado, surge Vince, sujo e com queimaduras.
VINCE
Você é parte disso. De fato, tu não é um herói. Tu não é um herói. TU NÃO É UM
HERÓI!
Nilo se dá
conta de que está num cadafalso, ao lado de Cipriano e Vince, vitoriosos. Jaime
e Raíza sumiram.
CIPRIANO
Eu vou adorar vê-lo cair.
Ambos os
vilões seguram Nilo de cada lado e ameaçam jogá-lo ao povo, ávido em recebê-lo.
Nilo faz que não, desesperado, mas não tem jeito; no que Nilo é arremessado na
multidão /
Nilo ACORDA
em sua cama, suado e aflito. Percebe que sonhou. Quando mal se recupera /
LILA
(O.S)
Outro pesadelo, Nilo?
Nilo quase
enfarta de susto. Não sabe nem o que dizer. Lila, sentada diante dele, observa.
FADE OUT
FADE IN
CENA 5 INT. - APTº DE NILO E LILA /
COZINHA – DIA
Nilo
preparando o café; retirando os pães de forma da torradeira; passando manteiga
nos pães. Dispõe sobre uma bandeja, e quando se volta, dá com Lila, sentada,
encarando-o.
LILA
Há dias que você tem pesadelos, Nilo. São aqueles?
Nilo coloca a
bandeja sobre a mesa. Senta. Não tem coragem de dizer.
LILA
Eu vou mandar cancelar o filme /
NILO
Eu não to pedindo isso /
LILA
(por cima) Pago a quebra do contrato, mas não quero te ver atormentado assim
(Nilo nem entende bem). Cê anda sonhando com a sua esposa, né?
Nilo hesita;
não quer mentir, porém /
NILO
Eu topei o filme. Eu sabia das consequências. Só tenho me sentido meio
intoxicado com essa Novo Dia. Vou ficar bem, não precisa cancelar nada.
Lila toma o
café, ambos trocam olhares estranhos. O celular dela toca. Lila verifica a
mensagem e faz que nem crê.
LILA
Olha isso, Roger acabou de enviar. O crítico da Novo Dia compara a história de
Vince Lemos com a sua, e diz que se ele tivesse tido a sua sorte, eu poderia
tê-lo feito ganhar as telas também. Idiota!
NILO
Eu virei pauta pra semana inteira.(T) E sobre Valquíria? Precisamos continuar
as investigações, não?
LILA
Não posso negar que a história de Vince se assemelha a sua, e eu não quero te
ver mais atormentado.
NILO
O que quer dizer com isso?
LILA
Acho que você precisa de férias.
Nilo vai pra
trás. Aquela não era uma boa ideia. Não agora.
CENA 6 EXT. - BAIRRO
VALQUÍRIA – DIA
SONOPLASTIA:
Jorginho me empresta a 12 – MC Carol
Extensão do
bairro. Corta para o morro. Mercadinho funcionando a mil por hora; os caras
trocando informações nos becos, arma na cintura, cigarro na boca. Mulher
levando filho pra escola. Bandido cumprimentando, educado.
CAM BUSCA uma
casa no alto, só no tijolo, dois andares.
RAUL
(O.S)
Filho de uma égua!
CENA 7 INT. - CASA DE RAUL
/ SALA – DIA
FIM DA
SONOPLASTIA
A fachada
engana. O interior é bonito, sala nos trinks, TV grande; parece sala de rico.
Raul está à
mesa, dando uma conferida em seu tablet, nervosão.
RAUL
Quem esse crítico pensa que é pra falar assim do Nilo?
MULHER #1
(debocha)
Crítico?
Uma bela
mulher (negra, pele lisinha, jovem de 25 anos) surge com um pote de geleia.
RAUL
Vou sentar o cacete nesse sujeito, Valdete. Nilo é muito melhor que aquele zé
mané do Vince.
VALDETE
Tu só sabe falar desse cara, Raul. Esquece essa merda!
Raul larga o
tablet e segura firme no braço da garota.
RAUL
Olha como tu fala dele, hen princesa.
VALDETE
(encara, sem medo)
Se ele fosse um artista, um pagodeiro responsa, vá lá. Mas ele é só um
jornalista que ganhou umas medalhas do presidente, pow! Fica valorizando o
cara, e eu?
Dengosa, dá
um cheiro no pescoço do bandido. Raul gosta.
RAUL
Tu não me atiça não, mulé. Tenho umas parada pra desenrolar aí.
VALDETE
Aposto que é com o chefão misterioso (mordisca o queixo de Raul). Bem que tu
podia me falar quem é, hen.
RAUL
Te quero viva, mulé. Fica nessas curiosidades não.
Valdete
sorri, sedutora. Tasca-lhe um beijão, ficam alí por instantes. Raul sossega.
RAUL
To vazando, linda. Não me espere pro almoço.
Raul abre a
porta e SAI. Valdete volta para a mesa, olhar desconfiado.
VALDETE
Eu ainda descubro quem é o malandro. Ah, descubro...(ri).
CENA 8 EXT. - RUAS DA
CIDADE – DIA
SONOPLASTIA:
Heavens on Fire - Kiss
Takes da
cidade, a Presidente Vargas, lotada; os caras vendendo balas, salgadinhos e
refrigerantes; os ônibus cheios, pessoas transitando. Muito tumulto.
Corta para os
arranha-céus até encontrar a fachada imponente do jornal Carioca News.
CENA 9 INT. -
CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA
FIM DA
SONOPLASTIA
Roger,
sentado, bebendo uma xícara de café. Pensamento longe, olhar vidrado ao léu,
cara de bobo.
= = FLASHBACK
= =
CENA EM QUE
ROGER SALVA A VIDA DE MONI
Roger agarra
Moni e ambos batem de contra um furgão, saindo da mira de Butuca. Olho no olho.
Em Roger, admirado.
ROGER
Você tá bem?
MONI
(atordoada)
O que você fez?
ROGER
Tentaram te matar. Cê...cê tá bem mesmo?
MONI
Aham...Preciso ir.
= = FIM DO
FLASHBACK = =
LILA
Roger? Roger!
Roger
desperta com um sorrisinho idiota.
LILA
Imagino que tá pensando em algo muito bom.
ROGER
Sorry, amiga. Eu...(pensa) Há quanto tempo somos amigos mesmo?
LILA
Desde a faculdade? E eu já te vi assim, mas...não desconcentrado no trabalho.
ROGER
(animado)
Menina, eu conheci um mulherão. De parar o trânsito. Acho que encontrei a garota
certa pra mim.
LILA
E como foi isso? Não me diga que pela internet?
ROGER
O que você tem contra a internet? (Lila franze os olhos / Roger faz careta)
Olha, foi pessoalmente, tá? Cê acredita que ela quase foi assassinada?
LILA
Já começou assim? Essa garota pode ser perigosa, Roger.
ROGER
Falou a garota que mora com um sobrevivente, né?
LILA
Ok, ok! Mas enquanto vocês dois não se reencontram e se pegam, melhor é
trabalhar. Preciso de você e do Nilo lá na Gávea. Houve um assassinato em um
dos daqueles prédios.
ROGER
Ok, mas...Você soube do crítico?
CENA 10 INT. -
NOVO DIA / ESCRITÓRIO – DIA
Amora adentra
aos risos, segurando seu tablet. Murilo e Paulinha logo atrás, caladíssimos.
AMORA
Cês viram isso? “Onde estaria Vince Lemos agora se Lila Machado tivesse dado
confiança para a sua triste história? Estampando manchetes? Virando herói
literário? Dois loiros, padrão de beleza de uma sociedade hipócrita. O que
difere um do outro? Talvez, Lila não goste de líderes comunitários...” (ri).
Ela deve tá se mordendo agora.
PAULINHA
Por que nos chamou, Amora?
Amora já
contornando a mesa, deixa o tablet por alí.
AMORA
Por quê? O papo tá maçante pra você, querida?
PAULINHA
(sem graça) Não, é que você pediu uma nota sobre o fim da emissora UP…
AMORA
Ah, claro, e não fez ainda por quê? (Paulinha e Murilo se entreolham) Era pra
tá pronto ontem. Uma lástima, viu? Esse foi alçado em pleno voo…Mas enfim,
chamei vocês porque eu quero que sigam os passos de Nilo Rodrigues.
MURILO
(mente) Eu vou ficar na cola dele, pode ter certeza disso.
AMORA
Sério? Então faça melhor. Tornem-se amigos (Murilo não acredita). Finja que
tudo que você faz é pelo emprego, que vocês se compadecem pela historinha dele.
PAULINHA
Amora, eu gosto de uma boa treta, mas não de mentir.
AMORA
Ah, não? Aprenda. Pra isso que pago vocês. Se te serve de incentivo, Lila já
mentiu muito pra chegar onde chegou. Manipuladora nata. Arranca o teu couro com
a sua permissão ainda.
MURILO
Amora, já parou pra pensar que não há nada de errado na vida desse cara?
AMORA
Que isso, Murilo? Desde quando precisa ter algo errado na vida de alguém pra
virar manchete? (T) Invente uma! Te vira!
Murilo engole
a seco, sem ter o que dizer.
CENA 11 INT. -
NOVO DIA / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Murilo sai do
escritório, chateadíssimo. Paulinha atrás.
MURILO
Mas que merda! Agora vo ter que pagar de amiguinho daquele falso herói.
PAULINHA
Esse é o menor dos problemas, né?
MURILO
Não começa, Paulinha, não começa!
Paulinha
empurra o colega discretamente em um canto.
PAULINHA
(fala baixo) Escuta, cara, tu sabe que o maior podre da vida dele também é seu.
Se você não chegar nele, o Thales chegará e eu não duvido nada que ele vá te
entregar de bandeja pra Amora, se isso for ferrar o Nilo.
MURILO
O que faremos então?
PAULINHA
Vamos fazer o que a nossa chefinha mandou. E depois veremos.
Paulinha
volta para a sua mesa, deixando Murilo pensativo.
CENA 12 INT. - DELEGACIA /
VESTIÁRIO – DIA
Rafael, ao
celular, enquanto veste a farda.
RAFAEL
Se você tá pedindo, irei sim. (ri) Outro pra você, tchau, tchau.
Rafael
desliga o celular ainda com um sorriso no rosto. Toninho chega por trás, de
mansinho, cara amarrada. Rafael nota, faz cara feia.
RAFAEL
Que é? Tá treinando pra ser cobra? Olha que tu não precisa de muito pra isso,
hen.
Rafael ri do
próprio comentário enquanto termina de se vestir. Toninho, com aquele olhar
matador.
TONINHO
O delega sabe que tu desvia do caminho pra se divertir por aí?
RAFAEL
O Moreira confia em mim, Toninho. Coisa de gente competente, sabe? (faz a
negativa) Não sabe.
TONINHO
Você se acha o melhor, né? Tu não se dá conta de que ninguém aqui te suporta?
RAFAEL
Não, não me dou conta não. Sabe por quê? Porque o meu foco é o meu trabalho, o
que eu ganho e com quem eu gasto. Você devia fazer o mesmo senão nunca sairá da
ralé onde habita.
Rafael sai
rindo, e Toninho quase explode de raiva.
CENA 13 EXT. - RUAS DA
CIDADE – DIA
SONOPLASTIA:
Painkiller – Three Days Grace
A CAM dá uma
rasante na cidade enquanto toca o refrão da música. Ruas estreitas, cercadas
por grandes prédios antigos, lanchonetes e padarias aparentemente agradáveis
nesses locais.
CAM encontra
Nilo andando pela calçada, com ar de decidido.
Corta para a
fachada da Mandrake PUB /
CENA 14 INT. - MANDRAKE PUB
/ SALÃO – DIA
FIM DA
SONOPLASTIA
Um
funcionário limpa o balcão; outro arruma as cadeiras. CAM BUSCA Vinnie e Raul
sentados a uma mesa de poker, em uma área reservada. Enquanto um bebe vodca,
Raul dá uma golada no uísque.
RAUL
Tá tudo nos esquema, Vinnie. O cara vai pousar lá na área mais tarde. Vai
entrar escondido no meu carro.
VINNIE
Nada pode dar errado. Esse sujeito ficando frente a frente com a Moni, não
teremos dúvida do fim trágico dela (ri, depois bebe um gole).
RAUL
Morte súbita (ri). Mas diz aí: depois do serviço feito, o que faremos com o
cara?
VINNIE
O mesmo de sempre. Mate-o.
Ambos riem. É
quando Nilo flagra os dois.
NILO
Com licença. Atrapalho?
Closes
alternados entre eles.
FADE OUT
FIM DO PRIMEIRO ATO
Anti-Herói
Temporada
1 | Episódio 5
Criado
e Escrito por:
Cristina
Ravela
Elenco:
Aaron
Ashmore - Nilo Rodrigues
Ildi Silva
- Lila Machado
Felipe
Abib - Roger Ribeiro
Igor
Ricky - Vinnie Ludwig
Yasmin
Gomlevsky - Moni Vasco
Thiago
Fragoso - Thales Araújo
Chandelly
Braz - Paulinha Avellar
Sérgio
Menezes - Murilo Guedes
Elenco Secundário:
Larissa
Bracher - Amora Molinos
Mariana
Lima - Emília brito
Bruno
Ferrari - Rafael Brito
Emílio
de Mello - Delegado Moreira
Marcelo
Gonçalves - Toninho
Ricardo
Vianna - Branco
Jonathan
Azevedo - Butuca
Ed Oliveira
- Raul
Blota
Filho - William
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2017
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