ATO DE ABERTURA
NILO
(V.O)
“Há amigos de coração
enorme...do tamanho do inferno que proporcionam”.
FADE IN
CENA 1 INT.
- METRÔ CARIOCA / PLATAFORMA – NOITE
Local
iluminado e aparentemente vazio. Até que um metrô quebra o silêncio e para por
ali. Um par de sapatos pretos descem na plataforma e, aos poucos, a CAM revela
o rapaz (alto, negro, cabelos curtos, trajando camisa social e calça jeans),
com a sua bolsa atravessada no ombro.
As portas do
metrô fecham logo atrás com pouquíssimas pessoas. Segue. Enquanto isso, o
rapaz, desconfiado, olha para ambos os lados até mirar numa porta entreaberta.
= = CORTE
DESCONTÍNUO = =
CENA 2 INT.
- METRÔ CARIOCA / BANHEIRO – NOITE
A porta sendo
aberta vagarosamente. O rapaz adentra e se assusta ao ver o cenário: o chão tem
um rastro de sangue, que leva até um guarda, MORTO. As paredes manchadas e
cravejadas de balas; as portas do banheiro despencando; o som insistente da
água escorrendo da pia. Cenário de violência.
O rapaz desvia do rastro, observa os vasos sanitários sujos; desiste.
Uma
CONVERSARIA do lado de fora. O rapaz aproxima-se da porta e, pelo seu PONTO DE
VISTA, DOIS HOMENS conversam à beira da plataforma, mas é inaudível.
O rapaz saca
a arma e engatilha, mas os caras ouvem.
BANDIDO #1
Mas que diabos! É o Nilo Rodrigues!
Começa o
tiroteio. O garoto acerta os tiros, enquanto desvia para o interior do banheiro
para ganhar tempo. O primeiro bandido tomba; o segundo é atingido na perna.
Geme de dor, mas recarrega a arma.
BANDIDO #2
Seu filho da puta, toma essa!
Nilo, com a
cara e a coragem, SAI do banheiro e corre na direção do malandro, disparando as
balas. Atrás do bandido, um PAINEL exibe a promocional da novela HIERARQUIA e
um TIRO acerta a testa de Manuel Landetta. Outro tiro atinge a testa do
bandido, que cai morto.
NILO
O cheiro da pólvora me fascina.
A arma é
recarregada e quando Nilo vai sair da tela /
JACK
(O.S)
CORTA!
A CAM toma
distância e revela o SET de filmagens, funcionários e curiosos assistindo. Os
atores levantam-se do chão. Jack vai até o personagem Nilo, dá um tapinha em
seu ombro.
JACK
Excelente, Marcos! Excelente!
MARCOS
(indignado)
Excelente? Eu posso saber porque aquele cadáver não constava no roteiro? Eu
levei um susto, sabia?
JACK
(eufórico / dá um tapinha em seu ombro)
Ossos do ofício, garoto, ossos do ofício! O importante é que a ideia de gravar
no metrô da Carioca foi ótima. (viaja) Parece até cenário de Nova York...
MARCOS
Parece um tremendo plágio de Max Payne, isso sim!
Jack
disfarça, aproxima o rosto do rapaz.
JACK
Escuta, garoto, isso aqui é inspiração, entendeu? Hoje em dia ninguém mais é
original.
MARCOS
Ninguém consegue ser original enxergando somente o que os outros fazem, né,
não?
Marcos lhe dá
um tapinha no ombro e sai, debochado. Jack, indignado, não consegue dizer nada.
CENA 3 EXT –
HOSPITAL CENTRAL – NOITE
Ambulância
chegando. Pessoas entrando e saindo do local.
CENA 4 INT –
HOSPITAL CENTRAL / CORREDOR – NOITE
Murilo atrás
de Nilo, que tenta seguir adiante, nervoso.
MURILO
(tentando falar baixo)
Você ia matar o delegado, cara?! Anda! Responde!
NILO
(se volta)
Mas é claro que não, Murilo!
MURILO
Eu vi você soltando os tubos, Nilo, eu vi!
NILO
Eu tava longe, tá? Voei nas ideias, nem saquei o que eu fazia. Se não fosse por
você…
MURILO
(por cima)
Se não fosse por mim, ele estaria morto e você preso, porque aquele tal do
Rafael passaria a bola pro substituto, otário!
Nilo voa pra
cima de Murilo, segurando-o pelo colarinho.
NILO
Tu veio aqui pra quê? Colher minha desgraça?
MURILO
Peraí, cara, calma aí! To aqui a serviço (Nilo solta). Thales me mandou pra cá
pra fazer a matéria. Pode colaborar?
NILO
Tá de sacanagem?
MURILO
Olha, se eu quisesse eu tinha tanta coisa pra falar de você…
Nilo cruza os
braços, afrontoso.
NILO
E não falou ainda por quê?
Murilo
desarma, olha para ambos os lados, sem graça. Eis que enfermeiros adentram com
um paciente acamado. O paciente se sacode, não fala coisa com coisa.
MURILO
Olha só...Deve ser mais um viciado em DP.
NILO
Não deve existir só essa droga no Rio, né?
MURILO
Você acha que com a invenção dessa DP, alguém gastaria dinheiro com outras
menos alucinantes? (Nilo dá de ombros) E aí? Por que você invadiu a cafeteria?
Um dia de fúria?
Nilo lhe dá
uma olhada mortal. Murilo ri.
CENA 5 INT. -
BAR QUALQUER – NOITE
Valdete,
usando óculos escuros, cabelos amarrados e roupa discreta, toma uma coca,
enquanto vigia alguma coisa do lado de fora.
Pelo seu
PONTO DE VISTA, Raul SAI de um dos lados da PUB MANDRAKE.
VALDETE
(tom baixo) Ah, te peguei, malandro!
Vinnie SAI em
seguida, diz alguma coisa e Raul disfarça. Segue o rumo. Vinnie entra em um
carro. VOLTA em Valdete se achando esperta.
VALDETE
(sorri) Nada mal.
Valdete paga
o cara do bar e vai embora. CAM vai buscar William, do alto da janela da PUB,
que viu a garota.
CENA 6 INT –
HOSPITAL CENTRAL / CORREDOR – NOITE
Nilo e Murilo
esperando o elevador.
MURILO
Se mais gente sabe o que aconteceu, deve saber do meu envolvimento, Nilo!
NILO
O que me preocupa agora é de que maneira essas pessoas sabem. Cada um conta a
história que convém, como o teu jornal, por exemplo.
MURILO
(na defensiva)
Se eu quisesse contar uma história diferente e que te prejudicasse, eu já tinha
contado, né?
NILO
Isso também me preocupa. O que te prende, afinal?
Murilo
emudece, mas é salvo pelo gongo: a porta do elevador se abre, revelando Vinnie
pomposo em seu terno todo cinza.
VINNIE
Meu amigo mais querido! Que bom vê-lo bem e disposto!
NILO
Digo sempre o mesmo...a mim.
Vinnie ri,
sedutor. Faz um sinal com a cabeça em cumprimento a Murilo, que responde igual.
MURILO
Ahn...Boa noite. Eu preciso ir.
Murilo dá um
tapinha no ombro de Nilo e entra no elevador. Vinnie envolve Nilo em um abraço.
VINNIE
Parece que alguém aqui está voltando aos velhos tempos de heroísmo. O que será
que eu posso fazer para recompensá-lo após esse dia tão exaustivo?
Nico saca o
olhar libidinoso do amigo.
NILO
Hmmm...Eu vou aguardar até ter certeza que o delegado está bem.
VINNIE
Ora, ora...Garantindo a integridade do delegado. Você ainda consegue me
surpreender. Fascinante. (Nilo se incomoda) Uma pena que nem todos pensam em
garantir a integridade de alguém, não é?
Algumas
pessoas passam e observam Vinnie praticamente se jogando pra cima de Nilo. O
garotão tenta se afastar.
NILO
Por que diz isso?
Vinnie retira
um celular do bolso do paletó e aperta uma tecla.
VINNIE
Veja você mesmo.
Pelo PONTO DE
VISTA de Nilo, o vídeo é uma gravação recente dos sets de filmagens de
Anti-Herói (CENA 1). Nilo engole seco.
NILO
Isso foi hoje?
VINNIE
Em pleno metrô da Carioca, meu amigo! Jack Freitas parece desafiar a lógica do
próprio filme.
NILO
Que lógica?
VINNIE
Ora! A de que existe somente um protagonista: você.
Nilo recebe a
resposta como um BAQUE diante do sorriso contagiante e estranho de Vinnie.
FADE OUT
FIM DO ATO DE ABERTURA
EPISÓDIO 9
MEU AMIGO MAIS QUERIDO
PRIMEIRO ATO
FADE IN
SONOPLASTIA: Welcome To The Jungle – Guns
N’ Roses
Amanhece na
cidade. Takes aéreos da Baía de Guanabara, a Presidente Vargas, o transporte
alternativo correndo solto, os caras comandando a ação. Corta para a saída do
metrô da Cinelândia, repleto de gente na hora do rush, indo em direção a Rio
Branco.
Na fachada do
prédio da redação Novo Dia /
FIM DA
SONOPLASTIA
CENA 7 INT –
REDAÇÃO NOVO DIA / ESCRITÓRIO – DIA
Diretamente
na tela do PC, em uma publicação na página do jornal: “Nilo Rodrigues salva a
vida de delegado em uma tentativa de assassinato no Rio – Jornalista e delegado
Moreira estavam na cafeteria quando foram surpreendidos pela invasão de um
carro”.
CAM se afasta
da tela e revela, Thales, logo atrás do PC, com as mãos na cintura. Amora acaba
de ler a matéria, estupefata.
AMORA
o que há com esse Murilo, Thales? Que manchete é essa?
THALES
Isso pode ser parte do jogo de aproximação dele, Amora.
Amora se
levanta, indignada.
AMORA
Mas desse jeito o Nilo e toda a corja da Carioca News vão perceber! Você e o
Murilo são conhecidos como rivais dele.
THALES
Deve tá sendo difícil pra ele fazer de conta que é um pobre trabalhador a mercê
do jornal. Deixa que eu falo com ele.
BATIDAS na
porta. Paulinha entra, observa o clima.
AMORA
Que é, garota? Fala logo!
PAULINHA
Fiz a matéria que me pediu. Sobre a escolha do ator em Anti-Herói.
THALES
(ri / debocha)
Cara, esse Freitas… chega a ser piada. Alguém lembrou a esse cara que o ator
precisa ser parecido com a pessoa retratada?
AMORA
Jack é um imbecil que se acha o maior diretor só porque ganhou prêmios com o
aclamado filme A Visitante.
(bufa) Onde já se viu meter um ator negro pra interpretar um loiro? Depois será
quem? Um gay? Um trans? Francamente! Querem pagar de pessoas que apoiam uns aos
outros, metendo essa gente toda em tudo que é canto.
PAULINHA
(desconcertada)
Posso liberar?
AMORA
Já era pra ter liberado, menina! Quero ver só a reação do público.
Amora ri e
contagia Thales. Paulinha, chateada, SAI.
SONOPLASTIA:
Jorginho, Me Empresta a 12 – MC Carol
CENA 8 EXT. -
BAIRRO / MORRO DE VALQUÍRIA – DIA
Os caras
doidos vendendo drogas e doces diferenciados em algumas esquinas. Uma pickup
com 5 homens armados, sem camisa e posudos circulam pela rua, dando uma geral.
Corta para o
morro. Gente descendo; moleques soltando pipa; alguns caras bebendo café no
bar; outros já na sinuca.
FIM DA
SONOPLASTIA
CENA 9 EXT –
CASA DE RAUL / LAJE – DIA
Valdete
tomando banho de sol, toda malandra no biquíni branco, e usando óculos escuros.
Butuca SALTA a pequena mureta, de acesso fácil a outra casa. Chega por trás e
tasca um beijo na testa da garota. Valdete salta de susto.
VALDETE
Porra, Butuca! Tá de sacas?
Butuca ri,
apanha o bronzeador.
BUTUCA
Fica sussê, que o Raulzão tá colado lá em outra área.
Butuca
espalha o bronzeador nas pernas dela e massageia.
VALDETE
(finge) Taí...Quando é que tu vai me falar quem é o cara? Deve ser cheio da
grana, né?
BUTUCA
(dengoso)
Tá te faltando alguma coisa, princesa? Não tá, então deixa quieto, que isso
tudo aqui (beija os pés dela) fica melhor bem vivo e quente.
VALDETE
Ele é pior que a Moni?
BUTUCA
Pior? (ri, malandro) Moni te encaçapa se tu vacilar, já o outro te tira da rota
só em saber que o nome dele tá na sua boca. Vai arriscar?
Valdete na
dela. Butuca desliza as mãos em suas coxas, e ela gosta. CAM flagra um cara
sisudão, lá na outra laje, vendo tudo.
CENA 10 INT –
REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – DIA
Nilo sentado
a uma mesa, pensativo. Roger chega ali com um salgadinho snack e um suco.
Oferece, mas Nilo recusa.
ROGER
Ainda tá pensando no Vinnie? (gagueja) Quer dizer...Enfim, cê entendeu.
NILO
Aquilo foi uma ameaça, mas...Por que ele faria questão de me alertar?
ROGER
Isso parece roteiro de filme, sabe? (coloca o copo na mesa e leva a mão ao léu,
viajando) Dois atores morrem de forma suspeita. O terceiro é salvo, porque o
protagonista já sacou como funciona o esquema. (excitado, arregala os olhos) A
partir daí, o herói já se enredou numa trama perigosa, no qual só sairá se
matar o vilão. Pode terminar preso, morto ou aliado. Alternativas não faltam.
Quando
termina de falar, Nilo está encarando Roger, com cara de bobo, sem crer.
ROGER
Que foi? Vinnie é seu fã. Mais do que isso, ele é fã do herói. Já parou pra
pensar que ele pode ter criado um roteiro pra você e tá só desenvolvendo essa trama?
NILO
Roger...(ironiza) É bem possível, hen. É bem possível que você esteja louco
(ri).
Roger se
senta ao seu lado, come um snack, animadíssimo com as próprias ideias.
ROGER
Pensa comigo: não faz sentido o Vinnie matar todos que te tratam mal. A Novo
Dia inteira continua de pé.
NILO
Não sei. O alvo dele poderia ser apenas o filme.
ROGER
E tudo bem a Novo Dia te esculachar? Francamente, é assim que o Vinnie te ama?
Nilo o
encara, mas nem retruca: o celular sobre a mesa vibra; Nilo verifica. Trata-se
de Emília.
NILO
Oi, Emília, tudo bem? (T) Sim, tá fora de perigo. (T) Posso sim, no fim do
expediente seguirei direto pra sua casa.
CORTA
IMEDIATAMENTE PARA
CENA 11 INT –
REDAÇÃO NOVO DIA / ESCRITÓRIO – DIA
Thales ri de
alguma coisa diante do PC. Alguns redatores também. Paulinha e Murilo,
sentados, entreolham-se, sérios.
Na TELA DO
PC, a área de comentários da página da Novo Dia contém uma montagem do pôster
de um filme qualquer com a imagem de uma drag queen sob o título “Anti-Herói”.
O pôster é seguido do comentário: “Saiu o novo anti-herói, gente”.
Thales, aos
risos, dá um tapinha no ombro de Paulinha.
THALES
Parabéns, Paulinha! Seu artigo não poderia render melhor comentário.
REDATOR
#1
Daqui a pouco o Jack coloca uma drag mesmo, hen. Melhor não dar ideia.
Murilo se
volta para ele, irritado.
MURILO
O que é engraçado? Se fosse outro branco, alguém lembraria de fazer essa
montagem?
THALES
(segurando o riso) Talvez. Você sabe como são as pessoas /
MURILO
(Por cima) Eu sei quem são vocês (Thales fecha o sorriso). Essa matéria
desdenha da escolha do ator por ele ser negro (para Paulinha), desculpa, sei
que não fez por mal, mas (a todos)se fosse um branco interpretar um negro, a
maioria ia tratar como racismo, mas o contrário vira piada.
THALES
Não entendi, Murilo. Vai falar em racismo reverso agora?
Os outros
riem.
MURILO
Não, Thales. Eu to dizendo o quanto as pessoas debocham do fato de um negro
interpretar um herói. E não estamos falando de um herói com superpoderes.
Trata-se de um herói comum.
Paulinha abaixa
a cabeça, sem graça. Thales e os demais ouvem, com cara de quem não estão
gostando. Murilo se levanta.
MURILO
Ninguém se preocupou em questionar um filme baseado em uma história real, cujo
protagonista, nós sabemos, seria visto como bandido, nunca como justiceiro.
(encara Thales) No lugar do Nilo, um negro seria preso na primeira suspeita
levantada por este jornal. O problema é somente por ele ser negro!
Thales,
passado com a lição de moral. Murilo tenta sair dali, mas dá com Amora,
encarando-o da porta.
= = CORTE
DESCONTÍNUO = =
CENA 12 INT –
REDAÇÃO NOVO DIA / ESCRITÓRIO – DIA
Murilo, de
pé, tentando se explicar, nervoso.
MURILO
Amora, eu passei quase a noite inteira pra cobrir o acidente lá do delegado e /
AMORA
(corta) A única coisa que eu quero de você é que cumpra o nosso trato. Depois
daquela bombinha de festa junina que foi a matéria sobre Vince Lemos, você
disse que poderia descobrir o envolvimento do Nilo naquela morte.
MURILO
Sim...Trato é trato.
AMORA
Então cumpra o trato fora daqui, porque até eu to acreditando nesse seu papel
de pobre jornalista a mercê do jornal. (se levanta, mãos sobre a mesa) Aqui, eu
te quero como o Murilo Guedes que conheci. Pode ser?
Murilo vacila
o olhar, mas faz que sim.
CENA 13 EXT –
REDAÇÃO CARIOCA NEWS – DIA
Pessoas
diante da banca do jornal, lendo as últimas manchetes. Rafael passa por entre
eles e espia a capa da Novo Dia, com a notícia do filme Anti-Herói e a escolha do ator.
Rafael faz a negativa.
RAFAEL
Por isso, sou a favor do aborto. Existiria menos Jacks (ri, sozinho).
Rafael olha
para o prédio imponente e faz que vai entrar.
CENA 14 INT –
REDAÇÃO CARIOCA NEWS / CORREDOR – DIA
Lila e Roger
caminham por ali. O jornalista para um instante para jogar o copo no lixo.
LILA
Deixei o Moreira em boas mãos. O médico disse que ele terá alta amanhã.
ROGER
Por sorte, não foi nada grave. Graças ao Nilo também, né?
LILA
Mas o alvo não era o Nilo? Depois do ataque que ele sofreu…
ROGER
Não. O alvo era o delegado, Lila. (ela se surpreende) Não posso falar muito,
mas uma pessoa disse ao Nilo que a ideia era matar o Moreira, já que ele tá
investigando a morte de Vince Lemos.
Lila faz a
pensativa, desconfiada. Corta para Rafael, à espreita e preocupado, tendo
escutado tudo.
CENA 15 EXT –
RUAS DA CIDADE – DIA / NOITE
SONOPLASTIA: Back in Black – AC/DC
Takes das
principais vias, pessoas entrando em vans e ônibus, muito tumulto na hora do
rush.
CAM BUSCA o
pôr do sol, a noite caindo, luzes em diversos pontos iluminam o cenário, que
ganha aspecto nebuloso.
FIM DA
SONOPLASTIA
CENA 16 INT –
REDAÇÃO CARIOCA NEWS / SALA DE REDAÇÃO – NOITE
Algumas
pessoas se preparam para ir embora. Nilo ajeita sua bolsa, quando seu celular,
sobre a mesa, vibra. Trata-se de um SMS de número desconhecido.
Nilo aperta
uma tecla e, pelo seu PONTO DE VISTA, surge a seguinte mensagem: “Tem gravação
no metrô da carioca hoje de novo. É hoje! Siga as instruções”.
Nilo olha ao
léu, tenso. Rapidamente, ele SAI da tela.
FADE OUT
FIM DO PRIMEIRO ATO
Anti-Herói
Temporada
1 | Episódio 9
Criado
e Escrito por:
Cristina
Ravela
Elenco:
Aaron
Ashmore - Nilo Rodrigues
Ildi Silva
- Lila Machado
Felipe
Abib - Roger Ribeiro
Igor
Ricky - Vinnie Ludwig
Yasmin
Gomlevsky - Moni Vasco
Thiago
Fragoso - Thales Araújo
Chandelly
Braz - Paulinha Avellar
Sérgio
Menezes - Murilo Guedes
Elenco Secundário:
Larissa
Bracher - Amora Molinos
Mariana
Lima - Emília brito
Bruno
Ferrari - Rafael Brito
Emílio
de Mello - Delegado Moreira
Marcelo
Gonçalves - Toninho
Ricardo
Vianna - Branco
Jonathan
Azevedo - Butuca
Ed Oliveira
- Raul
Blota
Filho - William
Essa obra não possui nenhum
vínculo/contrato com os atores citados acima.
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2017
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