FADE IN:
01 INT.
EDIFÍCIO, SALA DE APRESENTAÇÕES 一
DIA.
ABRE A CENA focando no rosto de Lupe, movimento seus
olhos de um lado para o outro. CAM vai se afastando, revelando ele
experimentando um sorvete cor de rosa enquanto assiste uma apresentação de
palhaços dançantes, propagando o sorvete. Foco nos palhaços. Bolhas de
sabão pela cena toda.
PALHAÇO(cantante)
Sorvete Bom Mais Que bomDocinho, molhadinho. Nesses
tempos de calor.É melhor um sorvetinho do que descer pelo canÔ.
Foco no rosto de Lupe, exultante e assustado.
LUPE
A propaganda mais esquisita que eu já vi. Genial.
CORTE RÁPIDO PARA:
02 INT.
EDIFÍCIO, SALA PARTICULAR 一
DIA.
Um saco é retirado da cabeça de Martin. Ele cospe
qualquer coisa que tenha engolido. Olha em direção à câmera. Revela Roxana,
sentada sobre uma bancada, de frente para Martin, sentado numa cadeira.
ROXANA
Olá, caro pupilo.
MARTIN
O que tinha nesse saco sujo, sua velhadiabólica?
Polvilho? O que é que eu tô fazendoaqui? O que você fez com o Lupe? Onde ele
está?
ROXANA
Ai, quantas perguntas! Chega. Seu grande amor está
bem, tomando sorvete com alguns palhaços.
MARTIN
O que você quer?
ROXANA
Que você pare com esse surto gay e foque no seu
compromisso com a Esmeralda, e comigo!
MARTIN
Pera aí, como é que é?Olha, eu até já fiquei com
mulheres mais velhas, mas é que você não faz o meu tipo. E vamos comentar,
Roxana, seus fetiches são estranhos.
ROXANA
Engraçadinho demais
para alguém que esconde segredos.
MARTIN
Não sei onde quer chegar com tudo isso.Me deixa em
paz! Deixa a Esmeralda viver a própria vida.
ROXANA
Eu sei o que é melhor para a Esmeralda.
MARTIN
Com certeza não é um casamento falso, cercada por
pessoas que ela odeia e que só estão esperando um deslize para jogá-la no fundo
do Twitter.
Roxana olha para Martin, altiva, porém bastante
abalada. Ela desce da mesa, caminhando até ele lentamente.
ROXANA
Ou… Então você acha que pode vir aqui, me olhar do
topo de mundo comesse seu olhar de desdém, me dizer o que fazer?Você acha que
sabe tudo? Acha que uma mulhercomo eu chegou até aqui sendo boazinha? Esseé o
papel que quer que eu faça? A indústria é cruel, meu caro. Você não faz ideia
do que é ser uma mãe solteira,largada com uma filha nos braços, tendo que se
virar, porque,um dia, encontrou um homem como você: rico, bonito… e que sempre
tinha uma opinião sobre o que era melhor pra mim.Acha que eu faço mal para a
minha filha?
Um som sutil de piano entra na cena. Martin escuta,
curioso.
MARTIN
Ãh.. você ouviu esse….
VOZES(interrompem/melódico)
Hush-hush…
MARTIN
Eu acho que…
VOZES
Hush-hush-hush-hush.
MARTIN
Ok…
A cadeira de Martin é arrastada para fora da cena
rapidamente. A iluminação muda quando um globo de luz desce do teto, acima da
cabeça de Roxana. Dançarinos rasgam suas roupas e seu cabelo esvoaça com o
vento repentino em seu rosto. Ela agarra um microfone no ar e olha para a CAM,
franzindo as sobrancelhas.
ROXANA(CANTA)
Tú me hiciste sentir que no valía
Y mis lágrimas cayeron a tus pies
Me miraba en el espejo y no me hallaba
Yo era sólo lo que tú querías ver…
ENTRA. SONOPLASTA: Todos Me Miran 一
Gloria Trevi.
A partir desse ponto, todo o cenário se assemelha a
uma boate. Dançarinos fantasiados invadem a cena, performando em sintonia com o
beat da música. Luzes em vermelho, azul e roxo complementam o espaço-cenário da
cena.
ROXANA(CANTA)
Y me solté el cabello, me vestí de reina
Me puse tacones, me pinté y era bella
Y caminé hacia la puerta, te escuché gritarme
Pero tus cadenas ya no pueden pararme
Y miré la noche y ya no era oscura, era de
lentejuelas.
Roxana passa a dançar junto com os dançarinos. Eles a
agarram e a levam para junto do pianista, colocando-a sentada em cima do piano,
onde a iluminação acima de sua cabeça é de um azul lápis lazuli. Os dançarinos,
todos ao seu redor, praticamente aos pés, se arrastam no chão.
ROXANA(CANTA)
Y todos me miran, me miran, me miran
Porque sé que soy linda, porque todos me admiran
Y todos me miran, me miran, me miran
Porque hago lo que pocos se atreverán
Y todos me miran, me miran, me miran
Algunos con envidia pero al final, pero al final
Pero al final, todos me amarán!
*ENTRA um MASHUP com a canção I Will Survive de Gloria
Gaynor.
ROXANA(CANTA)
Go
on now, go, walk out the door
Just
turn around now
'Cause
you're not welcome anymore. Weren't you the one who tried to hurt me with
goodbye?
You
think I'd crumble?
You
think I'd lay down and die?
Y ahora todos me miran, me miran, me miran
Porque hago lo que pocos se atreverán
Y
todos me miran, me miran, me miran (...)
CAM. Roxana sai de cima do piano e passa a andar pelo
cenário. De repente, os dançarinos se esvaem e revela-se Martin, aparentemente
no mesmo lugar onde estava antes. Roxana, então, em seu ato final, empurra a
cadeira, e Martin junto, com seu salto, o expulsando da cena novamente. Ela
olha diretamente para a CAM, ainda com os cabelos ao vento e rosto brilhante.
ROXANA(CANTA)
Algunos con envidia pero al final, pero al final
Pero al final, todos me amarán.
A música para. Roxana olha para a sua unha brilhante,
indiferente.
>FADE OUT.
[No Te Pido Flores]
FADE IN:
02 INT. MANSÃO
DE ESMERALDA, QUARTO 一
NOITE.
ABRE A CENA. Em Lupita, sentada na cama, vestida com
um pijama rosa bebê. Ela olha fixamente para a carta de aprovação no curso de
culinária. Apreensiva, ela respira fundo. Guarda a carta embaixo do
travesseiro. Lupita passa a encarar a câmera, distante, em seus pensamentos.
SONOPLASTIA: Amor I Love You 一 Marisa Monte.
O som da música cresce gradualmente na cena, enquanto
o foco continua em Lupita. Vemos a imagem de Esmeralda surgir atrás dela, um
pouco distante.
ESMERALDA
Tô tão feliz que você aceitoudormir aqui em casa. Eu
não sei pra ondea minha mãe foi, mas é um alívio ela não estar aqui.
Em Lupita, cada vez mais angustiada, respirando
ofegante. Suas pernas, inquietas, ansiosas, suas mãos suadas sendo limpas na
calça do pijama. Ela inspira, como se quisesse trazer para o peito o ar do
mundo inteiro.
LUPITA(CANTA)
Deixa eu dizer que te amo
Deixa eu pensar em você
Isso me acalma, me acolhe a alma
Isso me ajuda a viver.
Lupita levanta-se da cama e vai até Esmeralda,
agarrando suas mãos, fazendo-a caminhar junto com ela pelo quarto.
LUPITA(CANTA)
Hoje contei pras paredes
Coisas do meu coração
Passeei no tempo, caminhei nas horas
Mais do que passo a paixão.
Lupita e Esmeralda param em frente ao espelho do
closet, ambas se admirando, sorrindo uma para a outra.
LUPITA(CANTA)
É um espelho sem razão
Quer amor, fique aqui.
Lupita segura a mão de Esmeralda, trazendo-a até seu
peito.
LUPITA(CANTA)
Meu peito agora dispara
Vivo em constante alegria
É o amor que está aqui…
Amor
I love you
Amor
I love you
Amor I love you (...)
Lupita faz Esmeralda rodopiar pelo quarto, rindo,
enquanto canta o refrão da música. Logo seus corpos se colidem. As duas passam
a se encarar. Enquanto a declamação fervorosa de O Primo Basílio, na voz
Arnaldo Antunes ganha destaque na cena. Um take e outro focado nos olhos, e
somente nos olhos, entre Esmeralda e Lupita, ambas exalando suas emoções:
alegria, preocupação, amor, admiração, timidez…
LUPITA(CANTA/CORO)
Amor I love you
Amor
I love you
Amor
I love you
Amor I love you (...)
O ato musical se encerra com Lupita deixando Esmeralda
no quarto, sozinha. Esmeralda, sorridente, passa a arrumar a cama. Ao retirar o
travesseiro, ela encontra a carta de aprovação de Esmeralda. Foco em seu rosto,
lendo, devastada.
LUPITA (VOZ)
Esmeralda?
Esmeralda volta-se para Lupita, encarando-a, com o
papel em mãos. Logo se faz presente, também, em seu rosto, a devastação.
LUPITA
Eu ia te contar…
ESMERALDA (indignada)
Quando? Quando você já tivesse dentro do avião?
LUPITA
Isso não muda nada.
ESMERALDA
Isso muda tudo!
LUPITA
Por que?
ESMERALDA
Porque eu te amo, e você vai embora. Do que isso
importa?
As duas se encaram por um momento. Esmeralda, em
negação, se vai, passando por Lupita e fechando a porta atrás de si. Com a
cabeça encostada na porta, chorosa, Esmeralda respira fundo. Ela sai andando.
CAM acompanha seus movimentos.
ENTRA. SONOPLASTIA: No Querías Lastimarme 一 Gloria Trevi.
Logo ouvimos, introduzidas na cena, vozes e risadas,
da própria Esmeralda e de Lupita, em diálogos anteriores, ecoando na cena, numa
representação do que se passava em sua mente.
ESMERALDA(CANTA)
Ajá, que no quieres lastimarme
Ajá, que no era tu intención.
Que es mejor terminar todo
Para que no sufra tu amor.
Esmeralda, a caminhar pelos corredores, visualiza as
enormes janelas ao seu lado. A chuva cai fina, escorrendo água pela vidraçaria.
Ela, mais determinada, passa a caminhar depressa e firme.
ESMERALDA(CANTA)
Lo hubieras pensado cuando me atrapaste
En las cuatro paredes de tu habitación
Cuando bajaste mis defensas
Y me hiciste frágil con esa canciónAntes de cerrar la
puerta
Y dejarme nerviosa y sin respiración
Antes de entrar en mis sueños
Y cambiar mi rumbo hacia tu dirección.No querías
lastimarme
No querías lastimarme¡
Me querías matar!
CORTE RÁPIDO PARA:
03 EXT. MANSÃO
DE ESMERALDA, JARDIM 一 DIURNA.
A porta da mansão se rompe e Esmeralda sai correndo
para fora, molhando-se na chuva, ao passo que todo o refrão da música é
cantado. Vemos Esmeralda chorar, enquanto corre entre o vasto e colorido
jardim, rodopiando, olhando para o céu em sua melancolia.
ESMERALDA (CANTA)
Dices que me vaya ahora
Que aún estoy a tiempo, que puedo escapar
Que vas a soltar mi mano
Para que yo corra hacia mi libertad.
Dime, quién te dio el derecho
De tomarte a pecho el quererme salvar
No puedes hacer más daño
Y si estoy contigo es que yo quiero estar.
No querías lastimarme
¡Ay!, no querías lastimarme
¡Me querías matar!
Instrumental final. CAM foca no rosto de Esmeralda,
erguendo a mão para o céu, como se quisesse agarrar a chuva. Ela abaixa as mãos
lentamente, desacreditada e senta-se no chão.
ESMERALDA (CANTA)
No querías lastimarme
No querías lastimarme. Me. Querías. Matar.
A música para. Apenas os sons da chuva e as vozes
ecoando novamente, enquanto em DOLLY a câmera abandona a cena, deixando
Esmeralda sozinha.
04 EXT. CASA,
SALA - NOITE.
CAM aproxima-se lentamente da janela de uma casa,
focando na tela do televisor e na velha senhora em frente à ela. Nela, imagens
de Martín e Esmeralda são exibidas. A senhora muda de canal e assim faz
recorrentemente. Em todos, apenas a notícia do casamento da estrela da
televisão Esmeralda e o rico empresário, Martin, tinha espaço nas programações.
05 INT.
RESTAURANTE A LA MEXICANA - DIA.
LETREIRO: 2 MESES DEPOIS…
Foco na televisão, grudada na parede, exibindo um
noticiário semelhante ao da cenário anterior.
O foco muda para Lupe, revirando os olhos e cerrando
os dentes, enquanto limpa uma das mesas com fervor.
LUPE
Cretino mentiroso.
Lupita adentra no restaurante, arrastando uma mala.
Ela logo olha para Tv, cabisbaixa.
LUPITA
Eu não acredito que elaconcordou com isso. É loucura.
LUPE
Ué, o que é você está fazendo aqui,menina? Pensei que
já estava no aeroporto.
LUPITA
Esperando a Roberta se aprontar.A gente combinou de se
encontrar aqui. Queria me despedir de você.
LUPE
A gente se despediu ontem.E também eu não entendo esse
alvoroço todo. Você não vai embora pra sempre. É só um ano. Passa rápido.
LUPITA
Eu sei que é difícil pra você essa coisa de ser
humano, mas você podepelo menos fingir?
Lupe sorri.
LUPE
Um robô não poderia abrir umsorriso deste tamanho.
Nessas proporções.
LUPITA
Ah, deixa de bobagem!
Lupita abraça Lupe. Os dois ficam assim por um tempo,
confortáveis um no outro. Suspirante, Lupita desenlaça o abraço e agarra as
mãos de Lupe.
LUPITA
Escuta, eu estou indo embora,mas você vai ficar aqui.
Eu achoque você devia dar uma chance para o amor, sabe? Assim, talvez,invadindo
um casamento, chamandoatenção da mídia, deixando as flores amarelas medrosas.
Coisas típicas do seu dia a dia.
LUPE
O bilhete amor perdeu minhaaposta lá no primeiro jogo.
O Martinme enganou. Me deixou naquele lugar estranho cheios de palhaços e no
dia seguinte eu soube do seu casamento com a princesinha do Brasil.
LUPITA
Ué, mas eu nem falei do Martin.
Lupita aperta os olhos para Lupe. Ele solta um suspiro
de indignação e dá as costas para a Lupita.
LUPE
Se você acredita tanto no amor assim,
porque,então,está indo embora? Por que você não vai invadir o casamento?
LUPITA
Porque eu estou deixando o amor por opção. Você está
deixando por que não consegue se imaginando com alguém no dia a dia.
LUPE
E porque aquele cretino me enganou! Esqueceu disso?
Porque o casamento deles é hoje. Provisoriamente, eu estou brigado com o amor.
Igual a Lindsey Lohan quando deixou de fazer comédias românticas.
LUPITA
Ah, para com isso. Você sabe que a Roxana quem obrigou
ele a fazer isso. Todo mundo sabe. Esmeralda só está casando, porque ela está
chateada e se sentindo enganada.
E a rainha das comédias românticas é a Drew Barrymore.
Lupe, não desiste, não.
SONOPLASTIA: De Volta Para o Amor 一
Yahoo ft. Olivia Heringer.
CAM foca nos olhos de Lupe, indecisos.
CORTE RÁPIDO PARA:
05 INT. MANSÃO
DE MARTIN, QUARTO 一
DIA.
A música continua. Martin ajeita a gravata do paletó
em frente ao espelho. Ele se mostra um tanto pensativo. Morde os lábios. O sol
reluzente ilumina seu rosto.
MARTIN (CANTA)
Tô vivendo
Com uma sombra sobre mim
E uma nuvem
No meu quarto de dormir
Tanto tempo sozinhO
Às vezes eu acho
Que a culpa é minha.
07 INT.
RESTAURANTE A LA MEXICANA - DIA.
Lupe, agora sozinho no restaurante, olha para a
câmera, apreensivo. Ele aperta o pano de prato no peito.
LUPE (CANTA)
Tenho andado atrás
Dos sonhos que eu criei
Tanto sentimento
Que desperdicei
Infinito momento
Perdido na esquina
Do pensamento.
Neste momento, a tela se divide em duas, mostrando os
rostos de Martin e Lupe, ambos cantando em sincronia.
LUPE/MARTIN (CANTAM)
Tudo que eu queria
Era sentir de novo o amor
Eu daria tudo prá sentir
De novo o amor.
LUPE
Oh! Oh! Oh!
EM UM CORTE, a tela dá destaque apenas para a cena de
Martin. Ele agarra as chaves do carro em cima da móvel e segue cantando,
enquanto a CAM o acompanha, bastante determinado.
MARTIN
As estrelas
Se recusam a brilhar
Um minuto leva horas
Pra passar
Tô sentindo falta
A vida ficou
Muito chata e fria.
A imagem de Martin engole toda a câmera, cortando
imediatamente para
08 EXT.
RESTAURANTE A LA MEXICANA - DIA.
Em Lupe, agarrando sua bicicleta, subindo em cima
dela.
LUPE
Eu queria alguém
Que acendesse a luz
Com esse tipo
De energia que seduz
E que mostre o caminho
Ninguém vive feliz sozinho.
Lupe olha para o céu e segue pedalando.
CORTA IMEDIATO PARA:
09 INT. MANSÃO
DE ESMERALDA, CORREDORES - DIA.
Enquanto canta-se o refrão da música, seguimos com a imagem
de Esmeralda, caminhando pelo corredor extenso da mansão. Seguimos sua imagem
de janela à janela, com a mão sobre o peito, aflita, pensativa.
A música para.
ROXANA (VOZ/CANTAROLA)
Filha, está na hora. A sua limousine chegou!
FOCO NO ROSTO DE ESMERALDA. Lágrimas retidas.
10 EXT. RUA -
DIA.
A música continua. Momento calmo, melódico. Vemos Lupe pedalar rapidamente com o vento batendo em seu rosto.
LUPE (CANTA)
Tem momentos
Que eu não sei
O que é real
Ou se alguém no mundo
Sente o que eu senti
Alguém de verdade
Chega de sonho pela metade.
Um suspiro. Depois, quando o refrão chega, acompanhado
da voz de Lupe, um coro explode. Subitamente todas as pessoas da rua começam a
cantar junto com ele: o padre saindo da igreja, jogando água benta na calçada,
um vendedor de balões que acaba trombando numa moça, deixando todos os balões
se espalharem, um morador de rua, que se levanta da calçada e passa a
acompanhar a marcha de pessoas, uma verdadeira multidão seguindo a bicicleta de
Lupe.
LUPE
Tudo que eu queria
Era sentir de novo o amor
Eu daria tudo prá sentir
De novo o amor.
CORO
E se eu abrir
O meu coração
E minha alma te convidar
Todo cuidado prá não ferir
Não jogue meus sonhos fora
Outra vez!
Guitarrinha. Lupe sorri, olhando para as
pessoas: Malabaristas, bailarinas, atirador de facas, motoqueiros, donas de
casa, palhaços, artistas de rua, vendedoras de chip, passarinhos, bolhas de
sabão.
LUPE (ABRE OS BRAÇOS)
De volta pro amor!
CORO
De volta pro amor!
De volta pro amor!
De volta pro amor!
Risos de Lupe, comemorando. A marcha para de segui-lo
depois de que a música acaba, deixando Lupe seguir sozinho. PLANO AÉREO.
LETREIRO: Continua…
O Letreiro se apaga quando um balão em formato de
coração passa por cima dele.
FADE OUT.
FIM DO EPISÓDIO.
No Te Pido Flores
Temporada 1 | Capítulo 10
Criado e Escrito por:
Everton Brito
Produtora:
Everton Brito Produções
Elenco Principal:
Lupe – Ícaro Silva
Lupita – Aline Dias
Martin – Rômulo Estrela
Esmeralda – Pamela Tomé
Rajax © 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.