10. Capítulo 10 (Musical) | No Te Pido Flores


LEIA O EPISÓDIO EM PDF


                           FADE IN:

01  INT. EDIFÍCIO, SALA DE APRESENTAÇÕES DIA.

ABRE A CENA focando no rosto de Lupe, movimento seus olhos de um lado para o outro. CAM vai se afastando, revelando ele experimentando um sorvete cor de rosa enquanto assiste uma apresentação de palhaços dançantes, propagando o sorvete. Foco nos palhaços. Bolhas de sabão pela cena toda.

 

Foco no rosto de Lupe, exultante e assustado.

 

CORTE RÁPIDO PARA:

 

02   INT. EDIFÍCIO, SALA PARTICULAR DIA.

Um saco é retirado da cabeça de Martin. Ele cospe qualquer coisa que tenha engolido. Olha em direção à câmera. Revela Roxana, sentada sobre uma bancada, de frente para Martin, sentado numa cadeira.

 

 

 

 

 

Roxana olha para Martin, altiva, porém bastante abalada. Ela desce da mesa, caminhando até ele lentamente.

 

Um som sutil de piano entra na cena. Martin escuta, curioso.

 

A cadeira de Martin é arrastada para fora da cena rapidamente. A iluminação muda quando um globo de luz desce do teto, acima da cabeça de Roxana. Dançarinos rasgam suas roupas e seu cabelo esvoaça com o vento repentino em seu rosto. Ela agarra um microfone no ar e olha para a CAM, franzindo as sobrancelhas.

ROXANA(CANTA)

ENTRA. SONOPLASTA: Todos Me Miran Gloria Trevi.

A partir desse ponto, todo o cenário se assemelha a uma boate. Dançarinos fantasiados invadem a cena, performando em sintonia com o beat da música. Luzes em vermelho, azul e roxo complementam o espaço-cenário da cena.

Roxana passa a dançar junto com os dançarinos. Eles a agarram e a levam para junto do pianista, colocando-a sentada em cima do piano, onde a iluminação acima de sua cabeça é de um azul lápis lazuli. Os dançarinos, todos ao seu redor, praticamente aos pés, se arrastam no chão.

 

*ENTRA um MASHUP com a canção I Will Survive de Gloria Gaynor.

CAM. Roxana sai de cima do piano e passa a andar pelo cenário. De repente, os dançarinos se esvaem e revela-se Martin, aparentemente no mesmo lugar onde estava antes. Roxana, então, em seu ato final, empurra a cadeira, e Martin junto, com seu salto, o expulsando da cena novamente. Ela olha diretamente para a CAM, ainda com os cabelos ao vento e rosto brilhante.

 

A música para. Roxana olha para a sua unha brilhante, indiferente.

>FADE OUT.

[No Te Pido Flores]

FADE IN:

02  INT. MANSÃO DE ESMERALDA, QUARTO NOITE.

ABRE A CENA. Em Lupita, sentada na cama, vestida com um pijama rosa bebê. Ela olha fixamente para a carta de aprovação no curso de culinária. Apreensiva, ela respira fundo. Guarda a carta embaixo do travesseiro. Lupita passa a encarar a câmera, distante, em seus pensamentos.

SONOPLASTIA: Amor I Love You   Marisa Monte.

O som da música cresce gradualmente na cena, enquanto o foco continua em Lupita. Vemos a imagem de Esmeralda surgir atrás dela, um pouco distante.

 

Em Lupita, cada vez mais angustiada, respirando ofegante. Suas pernas, inquietas, ansiosas, suas mãos suadas sendo limpas na calça do pijama. Ela inspira, como se quisesse trazer para o peito o ar do mundo inteiro.

 

Lupita levanta-se da cama e vai até Esmeralda, agarrando suas mãos, fazendo-a caminhar junto com ela pelo quarto.

 

Lupita e Esmeralda param em frente ao espelho do closet, ambas se admirando, sorrindo uma para a outra.

 

Lupita segura a mão de Esmeralda, trazendo-a até seu peito.

 

Lupita faz Esmeralda rodopiar pelo quarto, rindo, enquanto canta o refrão da música. Logo seus corpos se colidem. As duas passam a se encarar. Enquanto a declamação fervorosa de O Primo Basílio, na voz Arnaldo Antunes ganha destaque na cena. Um take e outro focado nos olhos, e somente nos olhos, entre Esmeralda e Lupita, ambas exalando suas emoções: alegria, preocupação, amor, admiração, timidez…

 

O ato musical se encerra com Lupita deixando Esmeralda no quarto, sozinha. Esmeralda, sorridente, passa a arrumar a cama. Ao retirar o travesseiro, ela encontra a carta de aprovação de Esmeralda. Foco em seu rosto, lendo, devastada.

 

Esmeralda volta-se para Lupita, encarando-a, com o papel em mãos. Logo se faz presente, também, em seu rosto, a devastação.

 

As duas se encaram por um momento. Esmeralda, em negação, se vai, passando por Lupita e fechando a porta atrás de si. Com a cabeça encostada na porta, chorosa, Esmeralda respira fundo. Ela sai andando. CAM acompanha seus movimentos.

ENTRA. SONOPLASTIA: No Querías Lastimarme Gloria Trevi.

Logo ouvimos, introduzidas na cena, vozes e risadas, da própria Esmeralda e de Lupita, em diálogos anteriores, ecoando na cena, numa representação do que se passava em sua mente.

 

Esmeralda, a caminhar pelos corredores, visualiza as enormes janelas ao seu lado. A chuva cai fina, escorrendo água pela vidraçaria. Ela, mais determinada, passa a caminhar depressa e firme.

 

CORTE RÁPIDO PARA:

03   EXT. MANSÃO DE ESMERALDA, JARDIM DIURNA.

A porta da mansão se rompe e Esmeralda sai correndo para fora, molhando-se na chuva, ao passo que todo o refrão da música é cantado. Vemos Esmeralda chorar, enquanto corre entre o vasto e colorido jardim, rodopiando, olhando para o céu em sua melancolia.

 

Instrumental final. CAM foca no rosto de Esmeralda, erguendo a mão para o céu, como se quisesse agarrar a chuva. Ela abaixa as mãos lentamente, desacreditada e senta-se no chão.

 

A música para. Apenas os sons da chuva e as vozes ecoando novamente, enquanto em DOLLY a câmera abandona a cena, deixando Esmeralda sozinha.

04   EXT. CASA, SALA - NOITE.

CAM aproxima-se lentamente da janela de uma casa, focando na tela do televisor e na velha senhora em frente à ela. Nela, imagens de Martín e Esmeralda são exibidas. A senhora muda de canal e assim faz recorrentemente. Em todos, apenas a notícia do casamento da estrela da televisão Esmeralda e o rico empresário, Martin, tinha espaço nas programações.

05  INT. RESTAURANTE A LA MEXICANA - DIA.

LETREIRO: 2 MESES DEPOIS…

Foco na televisão, grudada na parede, exibindo um noticiário semelhante ao da cenário anterior.

O foco muda para Lupe, revirando os olhos e cerrando os dentes, enquanto limpa uma das mesas com fervor.

 

Lupita adentra no restaurante, arrastando uma mala. Ela logo olha para Tv, cabisbaixa.

 

Lupe sorri.

 

Lupita abraça Lupe. Os dois ficam assim por um tempo, confortáveis um no outro. Suspirante, Lupita desenlaça o abraço e agarra as mãos de Lupe.

 

Lupita aperta os olhos para Lupe. Ele solta um suspiro de indignação e dá as costas para a Lupita.

 

SONOPLASTIA: De Volta Para o Amor Yahoo ft. Olivia Heringer.

CAM foca nos olhos de Lupe, indecisos.

CORTE RÁPIDO PARA:

05  INT. MANSÃO DE MARTIN, QUARTO DIA.

A música continua. Martin ajeita a gravata do paletó em frente ao espelho. Ele se mostra um tanto pensativo. Morde os lábios. O sol reluzente ilumina seu rosto.

 

07  INT. RESTAURANTE A LA MEXICANA - DIA.

Lupe, agora sozinho no restaurante, olha para a câmera, apreensivo. Ele aperta o pano de prato no peito.

 

Neste momento, a tela se divide em duas, mostrando os rostos de Martin e Lupe, ambos cantando em sincronia.

 

EM UM CORTE, a tela dá destaque apenas para a cena de Martin. Ele agarra as chaves do carro em cima da móvel e segue cantando, enquanto a CAM o acompanha, bastante determinado.

 

A imagem de Martin engole toda a câmera, cortando imediatamente para

08  EXT. RESTAURANTE A LA MEXICANA - DIA.

Em Lupe, agarrando sua bicicleta, subindo em cima dela.

 

Lupe olha para o céu e segue pedalando.

CORTA IMEDIATO PARA:

09  INT. MANSÃO DE ESMERALDA, CORREDORES - DIA.

Enquanto canta-se o refrão da música, seguimos com a imagem de Esmeralda, caminhando pelo corredor extenso da mansão. Seguimos sua imagem de janela à janela, com a mão sobre o peito, aflita, pensativa.

A música para.

 

FOCO NO ROSTO DE ESMERALDA. Lágrimas retidas.

10  EXT. RUA - DIA.

A música continua. Momento calmo, melódico. Vemos Lupe pedalar rapidamente com o vento batendo em seu rosto.

Um suspiro. Depois, quando o refrão chega, acompanhado da voz de Lupe, um coro explode. Subitamente todas as pessoas da rua começam a cantar junto com ele: o padre saindo da igreja, jogando água benta na calçada, um vendedor de balões que acaba trombando numa moça, deixando todos os balões se espalharem, um morador de rua, que se levanta da calçada e passa a acompanhar a marcha de pessoas, uma verdadeira multidão seguindo a bicicleta de Lupe.

 

Guitarrinha. Lupe sorri, olhando para as pessoas: Malabaristas, bailarinas, atirador de facas, motoqueiros, donas de casa, palhaços, artistas de rua, vendedoras de chip, passarinhos, bolhas de sabão.

 

Risos de Lupe, comemorando. A marcha para de segui-lo depois de que a música acaba, deixando Lupe seguir sozinho. PLANO AÉREO.

LETREIRO: Continua…

O Letreiro se apaga quando um balão em formato de coração passa por cima dele.

FADE  OUT.

FIM DO EPISÓDIO.

 


No Te Pido Flores 

Temporada 1 | Capítulo 10

 

Criado e Escrito por:

Everton Brito

 

Produtora:

Everton Brito Produções

 

Elenco Principal:

Lupe – Ícaro Silva

Lupita – Aline Dias

Martin – Rômulo Estrela

Esmeralda – Pamela Tomé

 

Rajax © 2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

menu cel